Publicado por Katharyne Bezerra

Amassou aquela folha de papel importante e está com medo de levar uma bronca da mamãe? Sentou em cima da cartolina que você iria apresentar sua atividade escolar depois de ter muito trabalho para fazê-la?

Calma, não precisa mais se preocupar, o Estudo Kids vai mostrar três formas diferentes de como fazer para desamassar o seu papel, seja ele um papel a4 (tamanho tradicional de uma folha de papel ofício), folha de cartolina, papel manteiga e até mesmo papel de presente. Vamos lá!

Na hora de desamassar o papel, seja bastante cuidadoso

Quer conseguir tirar o máximo possível de amassados da sua folha e fazer com que ninguém perceba que ela esteve danificada? Primeiro, tenha sempre em mente que é preciso bastante atenção e cuidado para realizar o passo a passo das dicas a seguir. Fique esperto e deixe seu papel inteirinho sem nenhum sinal de machucão. Mãos à obra!

Fique esperto e deixe seu papel inteirinho, sem nenhum sinal de machucão

Usar o ferro de passar para desamassar folhas de papel é o método mais conhecido, mas existem outros (Foto: depositphotos)

1- Desamassar papel com ferro de passar

O uso do ferro de passar é um dos métodos mais tradicionais de desamassar uma folha de papel. Porém, por usar de um material quente que, se mal utilizado, pode causar queimaduras, você vai precisar da ajuda de um adulto. Mas este não é o único instrumento a ser aplicado nesta aventura, confira os demais:

  • Ferro de passar;
  • Tábua de passar;
  • Toalha passada.

Passo 1

Coloque seu papel ou cartolina bem esticado sob a tábua de passar.

Passo 2

Cubra essa folha com uma toalha bem passada.

Passo 3

Ajuste o ferro de passar a uma temperatura baixa e faça movimentos circulares com ele sob a folha por um bom tempo.

Veja também: Como desamassar as folhas de papel do caderno ou livro

Dicas

  • Caso ainda não esteja surtindo efeito, aumente mais um pouquinho a temperatura do ferro de passar;
  • Se o papel for muito delicado, cubra-o com algumas camadas de tecidos a mais além da toalha;
  • Não se preocupe se o papel começar a ficar um pouco amarelo. Devido a temperatura mais elevada do que seu estado normal, é natural que o papel comece a ficar com uma cor diferente, porém, logo após resfriar, ele volta para sua cor original;
  • Não utilize uma temperatura muito alta, algumas tintas de impressão podem soltar da folha. Afinal, do que adianta um papel desamassado mas sem conteúdo?

2- Desamassar papel usando a escrivaninha

Outra forma de eliminar o aspecto de amassado do papel é utilizando a escrivaninha do quarto a seu favor. Não é necessário nada além da mesa de escrever e uma certa cautela. Pegue a folha que precisa de reparos e passe, com cuidado, nas bordas da mesinha. Basta que você role o papel quantas vezes achar necessário nas laterais do cômodo e assim você não terá mais problemas.

3- Use as próprias mãos

Caso o amassado da folha não esteja tão intenso, você pode eliminá-lo usando apenas suas mãos. Para isso, apoie o papel em uma área extremamente plana, para evitar novos machucados.

Em seguida, verifique se suas mãos estão limpas e se for o caso, lave-as bem, finalizando com uma boa secagem. Isto tudo para evitar que você danifique a folha com manchas, o que com certeza vai piorar a situação.

Após certificar a limpeza delas, posicione as duas mãos no centro do papel e faça movimentos contrários. Em outras palavras, deslize cada mão em direção as pontas da folha. Com a repetição e a pressão, é possível conseguir um resultado bastante positivo.

Como fazer caderno de desenho

Veja mais!

Agora que você conseguiu tirar todos as marcas e amassados do seu papel e ele está novinho em folha (literalmente), dê uma olhadinha completa no Estudo Kids e confira várias outras dicas para sempre se dar bem na escola.

Veja mais!