Publicado por Pollyana Batista

Uma maquete escolar é uma reprodução tridimensional, em miniatura, de um projeto. Ela pode ser feita para ilustrar construções, ambientes ou cenas do cotidiano. Muitos professores pedem que seja feita uma para representar alguma disciplina artística, histórica e geográfica.

As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete. Há também as maquetes eletrônicas e até virtuais.

As maquetes fazem parte do universo escolar, mas também de diversas áreas como museus e empresas de engenharia e arquitetura. Veja sugestões de como fazer uma.

Fazendo uma maquete

Para fazer uma maquete escolar bem feita invista em material em miniatura

As maquetes podem ser usadas nas escolas, museus e empresas de engenharia e arquitetura (Foto: depositphotos)

1. Base

O primeiro cuidado que você deve ter é com a base da maquete. É ela que dará sustentação ao seu projeto. Ela pode ser de vários materiais como isopor, madeira, papelão ou EVA.

Porém, o que não pode variar é a sua capacidade de dar segurança aos itens que serão montados em cima. Logo, sua espessura tem que ser compatível com o material que dará forma à maquete.

Lembre-se que a base de isopor grosso é a mais indicada, pois ela é mais fácil espetar os objetos que formarão a maquete.

Veja também: Como fazer um caderno personalizado para usar na escola

2. Solo

Depois é hora de pensar no solo da sua maquete. Ele pode simular um gramado, terra ou asfalto. Para isso, você pode utilizar tinta, cartolina, areia, argila e papel crepom ou camurça.

3. Construções

Para fazer as casas ou prédios, você pode utilizar caixas de fósforo para pequenas construções ou caixas maiores, como de leite para simular prédios grandes. Revista as caixas com papéis finos que comportem bem as dobraduras ou pinte com tinta guache. Isso dará personalidade à sua maquete.

4. Árvores

As árvores deixarão o seu projeto mais bonito. Para fazê-las é só colocar palitos de churrasco ou de picolé para o caule, e papel crepom verde para as folhas. Se quiser dar mais charme à sua vila, coloque pequenas cercas feitas com palitos de dente.

5. Habitantes

Para pessoas, animais, veículos utilize brinquedos em miniatura ou se preferir faça-os com massinha de modelar ou biscuit.

Veja também: Como pesquisar um tema escolar

6. Água

Para representar piscinas, lagos ou mar, utilize tinta comum azul ou vá mais além e faça com gel de cabelo azul. Você terá que impermeabilizar o isopor, mas o efeito será incrível.

7. Infraestrutura urbana

Se a sua maquete é uma cidade, não se esqueça de colocar detalhes da infraestrutura urbana como postes e fios de alta tensão, sinais de trânsito e calçadas.

8. Ambiente rural

Se o seu ambiente é uma paisagem mais rural, aproveite para utilizar tons terrosos e coloque muitos animais, capim e ambientes típicos com paisagens bucólicas.

9. Neve

Já pensou em fazer uma maquete com neve? O cenário fica lindo e você pode decorar com floquinhos de algodão branco em cima das árvores e no chão. Aproveite para cobrir o telhado das casas e também os carros.

Veja também: 8 de maio e o Dia do Artista Plástico

10. Maquete temática

Algumas festas também são representadas em maquetes: Páscoa, Natal, São João. Pesquise todos os elementos significativos para as datas festivas e faça uma maquete escolar original para surpreender seus professores.

Veja mais!