Publicado por Natália Petrin

Você já deve ter visto alguém na sua casa ou na casa de algum amigo ou parente usando uma panela de pressão para cozinhar algum alimento, não é mesmo? Se você nunca parou para pensar no motivo de essa panela receber esse nome ou sobre como ela funciona, agora chegou a hora de pensar.

O nome

A panela de pressão recebe esse nome devido ao seu interior que, quando fechado, recebe um aumento na pressão do ar quando comparado aos outros materiais ou ambiente, e com isso, recebe um aumento também da temperatura de ebulição, que nada mais é do que a temperatura em que o líquido presente na panela vai se tornar vapor.

Para que serve?

Esse tipo de panela deve ser usado para o cozimento de alimentos mais difíceis e mais duros, garantindo a economia de tempo e gás de cozinha. Isso porque com o aumento da temperatura e da pressão o alimento vai ficar em um ambiente com mais calor, consequentemente, cozinhando mais rápido.

Como funciona a panela de pressão?

Foto: Pixabay

Como funciona?

Bem, chegamos à parte interessante. O mérito da panela de pressão cozinhar os alimentos mais rapidamente se deve totalmente à sua capacidade de elevar, dentro dela, a pressão atmosférica. Mas porque isso acontece? Ocorre porque a água que está sendo aquecida e, com isso, está se transformando em vapor. Como a panela é totalmente fechada, o vapor não tem por onde sair e continua lá dentro, começando a chocar-se com uma intensidade maior contra as paredes e, com isso, aumentando a pressão. A alta pressão faz com que o líquido demore mais para entrar em ebulição e consequentemente, vai cozinhar os alimentos mais rapidamente.

O que faz com que a panela fique totalmente fechada, garantindo que o vapor não escape, é a borracha que fica presa na parte interior da tampa, fechando-a hermeticamente – sem permitir que entre ou saia ar.

É importante, no entanto, a presença de uma válvula de escape que permite que o excesso de vapor saia, impedindo dessa forma que ela exploda com o excesso da pressão. Uma das válvulas é a com pino, chamada de válvula de controle. Existe ainda a válvula de segurança, que garante que se a pressão for muito intensa e a outra válvula não dê conta, a panela ainda assim não exploda.

Atenção

É importante sempre manter as válvulas limpas para evitar que a pressão se eleve demasiadamente. Isso pode causar graves acidentes.

Veja mais!