Por Natália Petrin em 27/07/2015

Você já deve ter visto alguém na sua casa ou na casa de algum amigo ou parente usando uma panela de pressão para cozinhar algum alimento, não é mesmo? Se você nunca parou para pensar no motivo de essa panela receber esse nome ou sobre como ela funciona, agora chegou a hora de pensar.

O nome

A panela de pressão recebe esse nome devido ao seu interior que, quando fechado, recebe um aumento na pressão do ar quando comparado aos outros materiais ou ambiente, e com isso, recebe um aumento também da temperatura de ebulição, que nada mais é do que a temperatura em que o líquido presente na panela vai se tornar vapor.

Para que serve?

Esse tipo de panela deve ser usado para o cozimento de alimentos mais difíceis e mais duros, garantindo a economia de tempo e gás de cozinha. Isso porque com o aumento da temperatura e da pressão o alimento vai ficar em um ambiente com mais calor, consequentemente, cozinhando mais rápido.

Como funciona a panela de pressão?

Foto: Pixabay

Como funciona?

Bem, chegamos à parte interessante. O mérito da panela de pressão cozinhar os alimentos mais rapidamente se deve totalmente à sua capacidade de elevar, dentro dela, a pressão atmosférica. Mas porque isso acontece? Ocorre porque a água que está sendo aquecida e, com isso, está se transformando em vapor. Como a panela é totalmente fechada, o vapor não tem por onde sair e continua lá dentro, começando a chocar-se com uma intensidade maior contra as paredes e, com isso, aumentando a pressão. A alta pressão faz com que o líquido demore mais para entrar em ebulição e consequentemente, vai cozinhar os alimentos mais rapidamente.

O que faz com que a panela fique totalmente fechada, garantindo que o vapor não escape, é a borracha que fica presa na parte interior da tampa, fechando-a hermeticamente – sem permitir que entre ou saia ar.

É importante, no entanto, a presença de uma válvula de escape que permite que o excesso de vapor saia, impedindo dessa forma que ela exploda com o excesso da pressão. Uma das válvulas é a com pino, chamada de válvula de controle. Existe ainda a válvula de segurança, que garante que se a pressão for muito intensa e a outra válvula não dê conta, a panela ainda assim não exploda.

Atenção

É importante sempre manter as válvulas limpas para evitar que a pressão se eleve demasiadamente. Isso pode causar graves acidentes.