Por Katharyne Bezerra em 06/09/2018

Para aprender como jogar damas é preciso estar atento as regras desse jogo. Além disso, os participantes devem saber quais são as jogadas básicas para sair como vencedor. Então, o Estudo Kids traz um guia para facilitar a vida de quem quer aprender essa brincadeira.

Ainda nesse artigo é possível conferir um pouco mais sobre o jogo. Por exemplo, quantas peças cada jogador possui no início e em qual tabuleiro o game pode ser colocado em prática. Também trazemos informações sobre a história desse jogo, como quem invetou e qual a origem.

Além de todo esse conteúdo você também fica por dentro dos jogos de damas online, nos quais é possível interagir com pessoas de todo Brasil. E claro, aproveita para entender como faz para ser um jogador profissional de damas.

Mas como a maioria dos jogos de tabuleiro, o de damas também é responsável por alguns benefícios na vida das crianças e adolescentes. Por isso, no final desse artigo acompanhe os efeitos positivos que esse jogo causa nos jovens.

Como se joga damas?

Inicialmente é preciso posicionar o tabuleiro para que cada participante fique com uma casa escura à esquerda. Em seguida, os jogadores devem colocar as peças no jogo, colocando tanto as damas escuras como as claras nas casas mais escuras.

Os objetivos do jogo são imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. Portanto, ganha aquele que se mantiver com o maior número de pedras no jogo, eliminando todas as do outro participante.

Crianças jogando damas

O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário (Foto: depositphotos)

Regras do jogo de damas

A primeira regra diz respeito a movimentação das peças. Cada pedra só anda uma casa na diagonal, sempre para frente. Isso significa dizer que não pode andar para trás, nem mesmo para comer. E sempre que inicia o jogo é o participante com as pedras mais claras.

Após andar todo o tabuleiro e chegar na fileira inicial do jogador adversário, a pedra se torna dama. Para identificá-la, é indicado colocar em cima dela uma pedra de mesma cor. Com essa coroação, a peça ganha alguns poderes que são regras do jogo.

Portanto, ao contrário das demais peças, a dama tem o poder de andar na diagonal quantas casas quiser. Ela também pode ir para frente ou para trás. A única proibição é que ela não pode saltar uma peça da mesma cor.

Além dessas regras, existem algumas normas com relação a captura das pedras. Por exemplo, as peças normais não podem voltar para pegar uma do adversário. Também não é permitido capturar duas ou mais peças juntas, uma atrás da outra.

Sopro não existe nesse game de tabuleiro e se o jogador tiver a oportunidade de capturar uma ou mais pedras, ele é obrigado a fazer. “Se no mesmo lance se apresentar mais de uma possibilidade de capturar peças é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças”, explica a Confederação Brasileira de Jogos de Damas (CBD).

Por fim, mais duas regras importantes do jogo de damas. A primeira delas refere-se ao fato de que uma peça não se transforma em dama se apenas passar pela fileira inicial do oponente, como uma casa de suporte para fazer capturas. E a segunda é com relação ao empate que é declarado após 20 lances consecutivos de damas dos jogadores sem nenhuma captura.

Veja também: Como jogar xadrez: dicas e regras desse jogo de tabuleiro

Jogadas de damas para ganhar

Na verdade o jogo de dama é estratégico, então quem tiver a maior habilidade em elaborar jogadas acaba tendo mais chances de vencer. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem melhorar o jogo e levar você à vitória.

  • Concentração: Mantenha-se concentrado no jogo, qualquer falha pode custar o primeiro lugar na partida. Além disso, fique calmo, isso ajuda a pensar com mais clareza
  • Retaguarda: Uma boa dica é manter as peças da última fileira intactas, entre as primeiras jogadas. Isso porque, uma retaguarda fortalecida aumenta as chances do jogador alcançar a vitória
  • Cuidado com as armadilhas: Essa dica vale para os dois lados. Ou seja, é preciso ficar atento as armadilhas do adversário e também nas suas próprias. Uma jogada errada pode custar toda a partida, por isso pense bastante
  • Peças fortes: Entre todas as peças do jogo de dama, as mais fortes são as que estão localizadas no centro do tabuleiro. Sendo assim, trabalhe bastante com elas, para criar possibilidades interessantes
  • Jogo fechado: Para ganhar você pode trabalhar com um jogo fechado, onde não há abertura para armadilhas por parte do adversário. Lembrando sempre de manter a retaguarda e mover principalmente as pedras do meio
  • Pense três jogadas à frente: Isso é importante para evitar alguma armadilha ou criar uma contra o oponente
  • Atenção com as laterais: Movimentar as laterais geralmente acaba em bloqueio de peças, por isso tenha muita atenção ao trabalhar com elas.

Jogo de dama online

É muito comum jogar dama com um amigo em uma praça ou na escola diante de um tabuleiro físico. No entanto, com tantas facilidades oferecidas pela internet vocês podem jogar de casa mesmo. E o melhor, envolver pessoas de outros lugares do Brasil e do mundo.

Desafiando pessoas em jogo de dama online você acaba ganhando mais experiência na área, pois você aprende novas jogadas. Para isso, basta acessar sites que disponibilizam essa interação entre os jogadores, como: Click Jogos, Mega Jogos e Jogos 360.

Dúvidas sobre o tema

Além de todo esse conteúdo já exposto sobre o jogo de dama, alguns iniciantes podem ter dúvidas sobre como funciona essa fascinante brincadeira. Por isso, queremos esclarecer as questões mais comuns com relação ao game de tabuleiro.

Veja também: Como criar jogos fáceis e educativos

Família jogando dama

Esse jogo pode interagir com todos da família (Foto: depositphotos)

Quantas peças têm um jogo de damas?

Segundo as regras oficiais de damas, cada jogador tem 12 peças para desenvolver a partida. E elas são dividias em escuras e claras. Por determinação, quem estiver com as claras começam o jogo. No entanto, há partidas em que ambos os jogadores possuem 20 pedras no tabuleiro.

Quantas casas tem um tabuleiro de dama?

Ao todo são 64 casas em um tabuleiro de dama, isso quando os jogadores possuem apenas 12 peças cada. Já em partidas com 20 pedras de cada lado, o tabuleiro precisa ter 100 casas para comportar todo o jogo.

Quem inventou o jogo de damas?

Engana-se quem pensa que o jogo de damas surgiu na Grécia, a “nação berço dos jogos”. Na verdade, essa brincadeira de tabuleiro existe há mais de 3.500 anos e provavelmente foi desenvolvida no Egito.

Qual é a origem do jogo de damas no Brasil?

O jogo chegou no Brasil por influência da Espanha e mais ainda de Portugal, com D. João VI. Através desse português, o livro do espanhol Juan Canalejas, “Libro del Juego de las damas”, chegou em solos brasileiros.

A partir de então surge a tendência de jogar dama no Brasil. Em São Luís do Maranhão, por exemplo, damas é jogado tradicionalmente em um tabuleiro com 100 casas, por influência das invasões francesas e holandesas naquela região. Já nas demais áreas do país, o jogo de damas é aplicado em um tabuleiro menor, o de 64 casas.

Veja também: Tangram: saiba um pouco mais sobre esse jogo e seu uso didático

Benefícios de jogar damas

A criança ou adolescente que joga damas está desenvolvendo a capacidade cognitiva. Também estimula a imaginação, a criação e a concentração dos jogadores. Além disso, trabalha as qualidades de paciência, modéstia, sociabilidade entre outras.

Tudo isso sem contar com os benefícios na vida acadêmica do aluno, pois o jogo consegue aumentar o nível intelectual dos estudantes. Isso porque através dessa brincadeira é possível aprender sobre lógica.