Publicado por Pollyana Batista

A memória é uma grande amiga para se dar bem nos estudos. Se ela funciona com eficiência é fácil tirar notas boas ou se destacar no trabalho. Mas nem sempre é fácil utilizar esse recurso a nosso favor, por isso vamos te ensinar a como memorizar textos com facilidade.

A primeira regra é que você precisa se esforçar e treinar bastante até que o seu cérebro, órgão responsável por isso, ative a memória e faça com que ela desempenhe o seu papel de guardar as informações. Veja agora que não é tão complicado e qualquer um pode conseguir.

Memorizando textos

Uma das melhores formas de memorizar um assunto é ensiná-lo a outra pessoa

Dividir suas notas por seções e ainda colorir os trechos mais relevantes ajuda na memorização (Foto: depositphotos)

Ambiente de estudo ou trabalho

É preciso que o seu local de estudo ou trabalho seja tranquilo e adaptado para o maior conforto. Os trabalhos intelectuais cansam bastante a mente, por isso é fundamental um espaço adequado para sentar-se, apoiar os livros e estudar. A iluminação é primordial, ela influencia diretamente na qualidade do seu rendimento. Isso tudo deu um peso sobre a sua capacidade de memorizar os conteúdos.

Veja também: Como estudar sozinho para as provas? Aprenda e tenha bons resultados

Anote tudo que precisa decorar

A escrita é uma ferramenta incrível para gravar informações na sua mente. Muita gente tem mais facilidade para aprender depois que escreve tudo o que é importante. Por isso, tente esse método e quem sabe você não expande a sua capacidade de memorizar. Coloque no papel todas os detalhes essenciais.

Use cores

Uma das formas de memorizar textos com facilidade é recorrer à associação visual. Você pode dividir suas notas por seções e ainda colorir os trechos mais relevantes. Use cores diferentes para separar assuntos.

Repita os textos

Ler e reler. Esse é um dos truques mais eficientes para quem quer memorizar um texto. Depois de algumas repetições, seu cérebro vai armazenando as palavras, como se fosse uma canção. Porém, sem a melodia como nas músicas, o texto pode ficar mais complicado, mas não impossível.

Veja também: Benefícios da leitura

Ensine outras pessoas

Uma das melhores formas de memorizar um assunto é ensiná-lo a outra pessoa. Quando lecionamos as matérias, elas vão fixando na nossa mente de maneira diferente. É como se cada vez que estimulássemos a pessoa a aprender, estaríamos fazendo um bem a nós próprios com a memorização de todo o conteúdo.

Grave seus estudos

Hoje em dia, temos grandes facilidades tecnológicas em nossas mãos. Gravar áudios é uma delas. Qualquer celular já faz isso com bastante praticidade. Portanto, que tal gravar os textos para ouvir depois? Você pode dar play enquanto está no caminho da escola, nas horas vagas e também quando pratica alguma atividade física.

Faça músicas

Não é curioso como conseguimos gravar milhares de músicas em nossa cabeça, mas o texto que precisamos memorizar nos custa tanto? O segredo é unir uma harmonia com a letra. Fazer uma música de determinado texto pode te ajudar muito na hora de memorizá-lo.

O esforço compensa, pois uma vez que a canção entrar na sua mente, dificilmente você vai esquecê-la. Essa dica é a chave para inúmeros concurseiros ou vestibulandos que fazem muitas músicas com os assuntos mais difíceis das provas.

Veja tambémComo aprender a estudar pelo tablet e qual a melhor forma

Veja mais!