Publicado por Priscila Melo

Os pelos estão presentes em todo nosso corpo e muitos outros animais possuem. Algum dia você parou para pensar sobre como eles crescem? O cabelo é um tipo de pelo que cresce sem parar, mas como isso acontece? O que você acha de descobrir agora como esse processo acontece?

Como o cabelo cresce?

Foto: Reprodução

Capillus

A palavra cabelo em latim é capillus, o cabelo é cada um dos pelos que crescem em nosso couro cabeludo. Uma pessoa adulta possui em média 3 milhões e meio de fios de cabelo que crescem aproximadamente 1 centímetro por mês. A única diferença de um pelo comum com o cabelo é que este cresce muito rápido e também possui uma grande concentração por área de pele. Observe que os pelos do seu corpo não crescem igual ao seu cabelo, e essa é a diferença entre eles.

Para que serve o cabelo?

Os cabelos não são apenas uma forma de deixar a pessoa mais bonita, eles têm uma função que vai além da estética. Eles agem como um isolante térmico, protegendo a nossa cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. O nosso cabelo também serve de alerta em casos de doenças que acabam alterando a estrutura capilar.

Como é produzido?

Existe um tipo de tubo que é chamado de folículo piloso, e é dentro dele que o nosso cabelo é produzido. No final deste tubo existe uma outra estrutura que é chamada de raiz, e nessa raiz que ficam as células chamadas queratinócitos. Essa célula se multiplica constantemente e cada vez que são multiplicadas vão empurrando o fio de cabelo para fora da pele, fazendo assim com que o fio cresça.

O ciclo de vida do cabelo

O nosso cabelo possui um ciclo que é dividido em três fases, são elas: nascimento, crescimento/repouso e queda. Esse ciclo é contínuo e ao longo da nossa vida ele se repete por completo até 20 vezes. Em nossa cabeça temos cerca de 5 milhões de folículos pilosos e cada fio pode crescer até 1,5 cm por mês. Esse crescimento ocorre em ritmos bem diferentes, pois enquanto alguns fios estão nascendo, outros estão crescendo e alguns outros caindo e dando lugar para um novo fio nascer em seu lugar. Como a quantidade de folículos pilosos é muito grande é comum que caiam diariamente cerca de 100 fios de cabelo.

Curiosidades

Um fio de cabelo pode crescer durante 6 anos e chegar a atingir 1 metro de comprimento. O formato do nosso cabelo (liso, ondulado ou crespo) geralmente depende da posição que o folículo fica em nosso couro cabeludo. Quando envelhecemos o nosso cabelo vai parando de crescer, e ao morrer o cabelo da pessoa ainda cresce durante 24 horas.

Veja mais!