Publicado por Anna de Cássia

Consumido tanto por crianças como por jovens e adultos, o iogurte é um alimento delicioso que cai bem na hora do lanche ou até mesmo no café da manhã. Existem vários tipos de iogurte: natural, com açúcar, dietético, de frutas… todos eles possuem diversos nutrientes que fazem muito bem para a nossa saúde. Conheça um pouco mais sobre esta delícia!

Como o iogurte é feito?

Foto: Reprodução

Do que o iogurte é feito?

Você já tentou imaginar do que é que o iogurte é feito? Prove um pouquinho, sinta o sabor e tente descobrir. Provavelmente você poderá chutar que ele é feito de leite, açúcar, alguma fruta para dar sabor, como morango (o mais comum). Alguns iogurtes ainda têm sabor de mel, banana, mamão.

Porém, dentro de todo iogurte existe um ingrediente que tenho certeza que você nem imaginava e que é impossível sentir o gosto: bactérias! Isso mesmo, o iogurte é cheio de bactérias. Mas não são aquelas ruins que nos trazem doenças. Existem algumas bactérias que são boas para nós.

Esse é o caso das bactérias utilizadas na fabricação de iogurtes, queijos, coalhadas, vinagre, e até mesmo na produção de insulina (remédio para diabéticos), e tratamentos estéticos como o Botox.

Porque existem bactérias dentro do iogurte?

Talvez seja difícil de entender, mas a presença da bactéria na hora de fazer o iogurte é fundamental, pois sem ela não conseguiríamos criar a consistência do iogurte. É a bactéria que transforma a lactose (açúcar encontrado no leite) em ácido lático. É esse ácido lático o responsável por coagular o leite, e sem ele não acontece o processo da fermentação. É após a fermentação que o leite passa do seu estado líquido para um estado mais cremoso e encorpado.

Para a fabricação do iogurte são utilizadas duas bactérias. A Lactobacillus bulgaricus é a bactéria que irá dar a cremosidade e o cheiro delicioso do iogurte. Já a Streptococcus thermophilus é a bactéria responsável por realizar a fermentação do leite.

Vantagens de tomar iogurte

  • O iogurte é uma ótima fonte de cálcio, que é muito importante para que os ossos fiquem fortes, e também para evitar da terceira idade doenças como hipertensão e osteoporose.
  • As bactérias presentes no iogurte são importantes para evitar doenças de intestino.
  • O iogurte é uma grande fonte de vitaminas, que são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo.
  • Melhoram o funcionamento do intestino e evita prisão de ventre.

Veja mais!