Publicado por Pollyana Batista

A mochila escolar é um acessório indispensável para quem frequenta todos os dias o ambiente escolar. Muitos estudantes só se preocupam com a beleza dela, mas esquecem de que o principal item a ser levado em consideração é se a mochila é espaçosa, bem dividida e segura.

No entanto, muitas vezes, ainda que a mochila seja grande e cheia de compartimentos, temos dificuldade de organizar os objetos acadêmicos e de higiene de maneira que tudo seja comportado da maneira ideal.

Pois se você armazena um objeto, como um livro ou agenda, em um compartimento menor ou inapropriado pode ocasionar dobras indesejadas ou rasuras. Por isso é importante saber organizar bem a mochila escolar.

Como organizar a mochila escolar

O que levar na mochila?

Evite peso desnecessário pois uma mochila pesada pode trazer problemas para a sua coluna

A dica é separar o material pelas disciplinas que serão estudadas no dia (Foto: depositphotos)

Primeiro consulte o seu horário de aulas e carregue somente o necessário dentro da mochila para aquele dia de estudos. Se o seu colégio oferece armário, melhor ainda, pois você pode deixar seus livros lá mesmo.

Se não, invista em uma prateleira em sua casa, onde você organize os livros e cadernos de acordo com o dia da semana. Dessa forma, você só vai precisar tirar e colocar de volta o material que for útil para você naquele dia.

Separar por disciplina

Organize sua mochila de acordo com cada disciplina diária. Se você vai ter aula de artes, não esqueça o caderno de desenho, o lápis de cor, régua e qualquer outro acessório que o professor faça uso em sala.

Veja também: Por que o hidrocor seca quando o deixamos sem tampa?

Para as aulas de matemática, leve sempre uma calculadora (se o colégio permitir), um compasso para as aulas de geometria, lápis e borracha para ficar mais fácil corrigir as equações.

Quando a aula é de português ou língua estrangeira, seu melhor amigo sempre será um dicionário e uma gramática. Ambos são essenciais para o aprendizado do idioma e para a escrita e redação corretas.

Se você vai estudar geografia, utilize mapas ou atlas que possam conduzir melhor o seu conhecimento. E assim por diante. Cada disciplina terá o seu material de apoio conforme exigido pelo professor.

Como proteger os materiais?

Não dá para simplesmente largar tudo dentro da mochila, não é mesmo? Cada objeto feito de um determinado tipo de material pode danificar os outros.

Por isso, nada de misturar as canetas com os papéis ou um compasso com a calculadora. Use sempre um estojo resistente para colocar as peças menores, como lápis, borrachas, tesouras e demais objetos pequenos. Pois, uma caneta sem tampa no fundo da sua mochila pode riscar todo o tecido ou acabar com a capa do seu caderno.

Outra proteção extremamente necessária é para as tecnologias que você carrega. Evite colocar o seu tablet, celular ou notebook dentro da mochila sem uma capa protetora especial (aquelas fofinhas e grossas), pois a tela dele pode sofrer algum impacto e acabar danificando todo o equipamento.

Veja também: Qual a melhor forma de separar um caderno de matérias? Veja agora

Tudo o que for líquido, mantenha na parte externa da mochila. Pode ser um bolso ou uma cavidade que não tenha contato com os livros e cadernos, pois em caso de vazamento, suas folhas estarão protegidas.

Como identificar minha mochila?

É importante identificar o seu material e sua mochila. Isso é útil para os casos de perda ou de esquecimento em algum lugar. Mas, atenção: não coloque seu telefone na identificação, mas sim, a sua sala de aula e o nome do professor. Assim, quem achar vai ter contato direto com alguém mais velho que vai saber o que fazer.

Evite peso desnecessário

Se possível, evite peso desnecessário. Perfume, maquiagem, cadernos velhos, livros já lidos. Deixe isso tudo em casa e carregue somente o básico, pois uma mochila pesada pode trazer problemas para a sua coluna.

Veja mais!