Publicado por Pollyana Batista

Você quer descobrir como pesquisar um tema escolar? Existem algumas regrinhas básicas para que você garanta um bom conteúdo e também alguns lugares confiáveis onde a pesquisa pode ser feita.

A primeira coisa que você precisa saber é que uma pesquisa escolar, acadêmica ou científica é sempre de grande responsabilidade do seu autor, pois ele vai colocar no papel o resultado de uma busca feita por ele.

Tendo em mente que seu conteúdo vai ser analisado por um professor, a melhor forma de garantir uma nota boa e leitores satisfeitos é respeitar as três principais etapas de uma pesquisa de um tema escolar.

Pesquisando um tema para a escola

Pesquisar um tema escolar requer cuidados, portanto escolha bem suas fontes

Faça sua pesquisa utilizando livros, ir a uma biblioteca é uma opção (Foto: depositphotos)

1. Defina um tema interessante

Se o tema é livre, escolha uma pesquisa escolar que seja criativa e interessante. Dessa forma, nem você, nem a pessoa que vai ler sua pesquisa vai ficar cansada. Para isso, é fundamental você escolher algo que mais lhe agrada.

Por exemplo, se você gosta muito de medicina, pesquise sobre o tema. Já se seu interesse são os estados do Brasil, faça algo relacionado à geografia. E assim por diante. Em casos de pesquisa específica para uma determinada disciplina, dê preferência dentro dela, aos assuntos que você mais se identifica. Vai ficar mais fácil e fluir mais.

Antes de começar uma boa pesquisa, não esqueça de fazer uma boa pergunta. É sempre ela que dá o pontapé inicial. Por isso, escolha a sua e coloque a mão na massa.

Veja também: Técnicas de como de regular o tempo de estudos do meu filho

2. Busque fontes confiáveis

Como o próprio nome já diz, uma pesquisa é feita tendo por base dados e levantamentos feitos pelo autor. Para isso, as fontes são fundamentais. Não adianta fazer uma rápida pesquisa na internet e achar que já cumpriu o seu papel.

Ao contrário, existem algumas indicações sobre quais fontes são mais confiáveis. Primeiro, você deve buscar nos livros, as respostas para a sua pergunta da pesquisa.

Os livros ainda são as principais fontes de pesquisa de pesquisadores do mundo inteiro. Se você não tem tantos exemplares em casa, vá à biblioteca. É uma delícia frequentar uma e você vai ter uma experiência bem diferente. Na sua escola certamente tem um espaço reservado aos livros e você também pode visitar a da sua cidade.

Depois, você pode utilizar como fontes de pesquisas, outras pesquisas feitas por outros estudiosos. Afinal, eles já empregaram seu tempo e esforço para descobrir coisas que você pode utilizar no seu trabalho escolar.

Veja também: Como fazer um caderno personalizado para usar na escola

Outra forma de pesquisar o conteúdo é na internet. Mas, atenção: existem milhares de fontes não confiáveis e sem rigor algum. Por isso, só pesquise o seu tema escolar em páginas da web certificadas e que pertençam a instituições sérias. E nada de copiar e colar, ok? Isso é plágio. Você deve ler e colocar as suas impressões no papel.

Alguns vídeos na internet também são fontes de pesquisas confiáveis. Principalmente, aqueles que entrevistam especialistas. Portanto, você também pode assisti-los e, de alguma maneira, contribuir para o resultado final do seu trabalho.

3. Coloque bibliografia

Muitos alunos esquecem, mas a bibliografia é parte imprescindível em uma pesquisa. Depois de colocar todos os seus achados no trabalho, ao final você precisa esclarecer de onde veio todo o seu conteúdo.

Logo, coloque todas as fontes que foram inspiração para você, como livros, sites, revistas, jornais, pesquisa de outros estudantes ou qualquer outra obra que tenha lhe ajudado na pesquisa de um tema escolar.

Veja tambémComo organizar a minha mochila escolar

Veja mais!