Publicado por Robson Merieverton

Depois de se tornar um verdadeiro fera no cálculo de porcentagem utilizando o lápis e o papel, a dica agora vem a partir da utilização da máquina de calcular.

Apesar de facilitar a vida de muita gente, não é difícil encontrar pessoas que ainda apresentem algum tipo de dúvida quanto a sua utilização, sobretudo em se tratando da porcentagem.

Para sanar, de uma vez por todas, essas dúvidas, preste atenção nas orientações que se darão a seguir. A calculadora é usada em casos que necessite rapidez na obtenção dos resultados.

E, hoje, a ferramenta está ao alcance de qualquer pessoa, isso porque, ela pode ser encontrada, inclusive, nos celulares. Por isso, levar a dúvida para casa no cálculo de porcentagem, não é mais aceitável!

Como se calcula porcentagem usando a calculadora?

Foto: depositphotos

Sobre a porcentagem

Porcentagem nada mais é do que um índice de comparação em relação a outro número.

Por se caracterizar como uma medida de razão com base no número 100, os valores submetidos ao cálculo estão relacionados a uma fração com a base 100.

Por se tratar de um índice, a porcentagem não possui unidade de medida. Ela é representada pelo símbolo “%”.

Para calcular porcentagem…

Com a calculadora em mãos, seja ela aquela comumente usada, a do celular ou até a do Windows do seu computador, vamos aos números:

Exemplo

Suponhamos que você está querendo saber qual o valor percentual de 10% de 200. Então, o primeiro passo a digitar nas teclas o numeral que se deseja aplicar a porcentagem, no caso em questão, 200.

Multiplicando

O passo seguinte será multiplicar o número pelo valor da porcentagem. A partir do exemplo utilizado no início da explicação, temos: 200 multiplicado (sinal de “*” na calculadora do Windows ou “x” nas comuns) por 10, que é o valor percentual que está querendo se descobrir.

Resultado

Logo em seguida, para obter o valor correspondente ao cálculo, basta pressionar a tecla referente a porcentagem “%”. Sendo assim, temos: 200*10%. O resultado para essa operação é 20.

Veja mais!