Publicado por Prof. Junior Sousa

Veja nessa texto como se fala “de nada” em inglês, veja a maneira certa de empregar o termo e confira exemplos práticos de uso. Acompanhe a seguir!

Agradecer às pessoas que nos fazem qualquer espécie de favor ou gentileza é uma das práticas mais necessárias e antigas da civilização e quando as colocamos em prática no dia a dia é natural que esperemos que nosso agradecimento seja aceito, que tenhamos a certeza que, de fato, não fora um incômodo para quem se prestou a fazer a gentileza.

E a forma mais utilizada para responder agradecimentos em português é “de nada” ou “por nada”, a depender da sua prática linguística local.

No momento de aprender uma nova língua, é importante que tenhamos em mente a forma como exercitar a educação e a cultura que nos foi ensinada da forma como a nova língua é falada. Esse texto vai te ajudar nisso:

Como se fala e se escreve de nada em inglês:

A forma mais formal e utilizada de se dizer em inglês a expressão “de nada” é: YOU’RE WELCOME. Essa é a expressão pronta que os nativos geralmente tem inseridas no léxico mental deles quando precisam responder algum agradecimento que lhes é feito.

De nada em inglês

Usa-se “you`re welcome” para falar “de nada” em inglês (Foto: depositphotos)

A tradução literal nesse momento não vai lhe ajudar, levando-se em conta que se trata de uma expressão de significado universalmente aceito pelos falantes da língua.

Se você tentar traduzir isoladamente o que a expressão significa, como resultado você irá encontrar: “você é bem-vindo”.

Quando, semanticamente, para eles o significado será: DE NADA, como anteriormente você já havia sido informado. Logo, internalize a expressão junto ao significado e esqueça as palavras isoladas aqui.

YOU’RE, como sabido pelos que já internalizaram o verbo to be em sua forma abreviada, é a junção que significa: YOU ARE. Então, tanto faz no momento de pronunciar ‘’de nada” em inglês que você pronuncie: YOU ARE WELCOME, ou que pronuncie YOU’RE WELCOME.

O fonema para a pronúncia correta da expressão é: yo͝or ˈwelkəm. E, quando pronunciado em conjunto, a forma tônica sempre estará na primeira parte, no yo͝or.

Veja tambémSaiba por que aprender inglês na infância é a melhor alternativa

Outras formas de se falar “de nada” em inglês:

Como anteriormente explicitado “YOU’RE WELCOME” é uma maneira formal de se falar a expressão “de nada” em inglês. Existem outras formas, principalmente no inglês americano, que serão mais coloquiais e significarão a mesma coisa.

Por serem coloquiais, é mais provável que sejam as expressões que você ouça nas ruas, em filmes, séries e diversos contextos em que o inglês formal não seja exigível. E, as formas coloquiais que terão o mesmo significado de “de nada” em inglês são:

My pleasure. – soaria como: “o prazer foi meu”.

No problem. – soaria como: “não tem problema em te ajudar”

No prob. – soaria como: “sem bronca”, uma forma abreviada de dizer que não havia problema nenhum naquilo.

Yep. – é uma resposta curta que pode soar muitas vezes quase mal educada e seria entendida após um ‘’ obrigado’’ como um “tá” ou um “ok”.

Sure thing. – é uma resposta que vai soar como: “imagina”.

Any time. – seria uma resposta que passaria a impressão de: “qualquer hora que precisar, conte comigo”.

Don’t mention it. – ao ser pronunciada passa a impressão de que a ideia é: “nem precisa agradecer por isso”.

That’s ok. – ao ser pronunciada passará a ideia de: “está tudo bem, não precisa agradecer”.

Veja também: Inglês na infância é realmente importante? Mitos e verdades sobre o assunto

No, thank you. – ao ser pronunciada você pode colocar uma ênfase maior no you para dar a ideia de que você é quem deveria estar agradecendo a depender do contexto, soa como: “não, obrigado à você”.

Veja mais!