Por Prof. Luana Polon em 07/07/2015 (atualização: 25/01/2021)

As montanhas são uma das formações do relevo existentes no planeta Terra. Sua principal característica é a elevada altitude.

Existem as montanhas jovens, conhecidas também como dobramentos modernos, as quais se formaram em períodos mais recentes da história geológica da Terra, num período chamado de Terciário.

Assim como também montanhas antigas, e já bastante desgastadas pela ação dos agentes exógenos formadores do relevo, como as chuvas e os ventos.

Elas se formam através de movimentos geológicos chamados de orogênese ou movimentos orogenéticos. A orogênese acontece quando há movimentos horizontais de uma placa tectônica em relação a outra.

Convenciona-se dizer que no Brasil não existem montanhas, pois não existem dobramentos modernos no seu território. Há sim dobramentos antigos bem desgastados, que formam as serras e os picos existentes no Brasil.

Montanhas: o que são?

As montanhas são uma das formas de relevo existentes no planeta Terra, mas não são exclusividade do nosso planeta, há montanhas também em outros planetas do Sistema Solar, como Marte e Vênus.

Montanhas

Há muitas montanhas no planeta Terra, formando imensas cordilheiras (Imagem: freepik)

São os elementos do relevo que alcançam maior altitude dentre as existentes. Elas também são comumente chamadas de Montes e um conjunto de montanhas recebe o nome de Cordilheira.

A princípio, existem montanhas em vários locais da superfície terrestre, mas não é só na terra que elas existem, e sim também no fundo dos oceanos.

As cadeias montanhosas submersas são chamadas de Dorsal oceânica. Também existem montanhas que são vulcões, chamadas de “montanhas de fogo” ou montanhas vulcânicas.

Então, como há vulcões ativos e inativos, muitas vezes os vulcões inativos são vistos como montanhas.

Como se formam as montanhas

Elas se formam a partir de movimentos internos da Terra, ou movimentos endógenos formadores do relevo.

Em seguida, os movimentos de placas tectônicas que formam as montanhas são chamados de orogênese ou movimentos orogenéticos.

Portanto, a orogênese é caracterizada pelo movimento horizontal entre as placas tectônicas, podendo ser convergentes – quando as placas se chocam – formando dobramentos e cordilheiras ou divergentes – quando as placas se afastam – formando as dorsais, que são as cordilheiras oceânicas.

Montanhas Rochosas

Em síntese, as Montanhas Rochosas são uma extensa cordilheira localizada no Parque Nacional das Montanhas Rochosas na América do Norte, em sua porção Ocidental.

Logo, o ponto mais elevado das Montanhas Rochosas é o Monte Elbert, que possui 4.401 metros de altitude.

São uma das paisagens mais conhecidas do mundo e sua extensão alcança 3.000 milhas, indo desde o Canadá até os Estados Unidos.

Exemplos de montanhas

Há muitas montanhas importantes no planeta Terra, formando imensas cordilheiras, como a Cordilheira dos Andes, Cordilheira do Himalaia e os Apalaches.

Contudo, algumas muito famosas são: o Monte Everest (maior do mundo); K2 (segunda maior do mundo); Kangchenjunga; Lhotse; Makalu, dentre muitas outras.

Monte Everest, no Himalaya

Monte Everest, no Himalaya (Imagem: freepik)

Do mesmo modo, montanhas importantes da América do Sul são: o Aconcágua; Ojos del Salado (considerado o maior vulcão do mundo); Huascarán; Cotopaxi e outras.

Por fim, a Cordilheira dos Andes estende-se de norte ao sul da América do Sul, apresentando paisagens muito diferentes do restante do subcontinente.

Por que no Brasil não tem montanha?

O território brasileiro não possui em seu território dobramentos modernos, que são as montanhas jovens, com elevadas altitudes.

Por isso, fala-se que não existem montanhas no Brasil. O Brasil está localizado numa região ao centro da placa tectônica Sul-americana, não sofrendo com colisões entre placas tectônicas.

Com isso, o relevo brasileiro é menos acentuado, com predominância dos planaltos.

O ponto de maior altitude no território brasileiro é o Pico da Neblina, o qual possui 2.995,30 metros. A altitude é medida em relação ao nível do mar. Este pico fica no Amazonas.

Tipos de montanhas

As montanhas podem ser classificadas em quatro grupos, sendo elas:

  • Montanhas de dobramentos, formadas pelo choque das placas tectônicas, sendo estas as mais comuns
  • Vulcânicas, que são aquelas em formato de cone e resultantes da formação dos vulcões, estando em atividade ou não
  • Montanhas de falhas, que são as formadas pelos falhamentos nas rochas da crosta terrestre
  • De erosão, sendo estas de menor altitude e que levaram milhões de anos para se formarem.

Resumo do conteúdo

Neste artigo você aprendeu que:
  • As montanhas são uma das formas de relevo existentes;• Montanhas existem no planeta Terra, mas também em outros planetas
  • As montanhas são as formações mais elevadas na superfície terrestre;• Existem montanhas em vários lugares do mundo e os conjuntos de montanhas são chamados de Cordilheiras
  • A formação das montanhas acontece através do processo chamado de orogênese ou movimentos orogenéticos
  • Existem montanhas na superfície terrestre, mas também no fundo dos oceanos
  • No Brasil são existem montanhas, porque o território brasileiro está no centro de uma placa tectônica, não sofrendo com o choque destas.

Exercícios resolvidos

(1) Qual a relação entre relevo e montanhas?
R: Relevo são as formas da superfície terrestre e uma destas formas são as montanhas. Outras formas do relevo são os planaltos, planícies e as depressões.
(2) Por qual destes processos as montanhas são formadas:

a) Epirogênese

b) Agentes exógenos

c) Orogênese

d) Sedimentação

R: alternativa C – Orogênese.
(3) Como se chama um conjunto formado por montanhas?
R: Se chama Cordilheira.
(4) Há montanhas na América do Sul? E no Brasil?
R: Sim, existem montanhas na América do Sul, inclusive aquelas que formam a Cordilheira dos Andes, na porção Oeste do território sul-americano. No Brasil não existem montanhas oriundas de dobramentos modernos, pois o país está no centro de uma placa tectônica.
(5) Cite uma montanha conhecida no mundo.
R: Uma das mais conhecidas montanhas do mundo é o Monte Everest, que é também o mais alto.

Referências

VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.