Publicado por Anna de Cássia

Temperatura é a quantidade de calor que existe em um ambiente. Quando queremos medir uma determinada temperatura, precisamos utilizar um instrumento próprio para isso, um aparelho chamado termômetro.

Como se mede a temperatura?

Foto: Reprodução

O que é o termômetro?

Termômetro é o aparelho que se utiliza para medir a temperatura. Ele geralmente é feito de um tubo oco de vidro que possui umas numerações marcadas, como uma régua, e dentro do tubo existe um líquido chamado mercúrio.

O mercúrio é um elemento químico que tem um grande potencial de dilatação diante do calor. Então, quando colocamos o termômetro em um lugar quente, o mercúrio irá crescer e o número que ele alcançar no tubo de vidro irá indicar a temperatura do ambiente que foi medida.

Exemplo da utilização de um termômetro no dia-a-dia

Pedro acordou se sentindo mal e por isso não foi à escola. A mãe de Pedro queria saber se ele estava com febre, por isso pegou o termômetro, colocou em baixo do braço de Pedro e deixou lá por 5 minutos. Depois tirou o termômetro e viu que o tracinho cinza feito de mercúrio, que antes marcava a temperatura normal (35°C) agora havia se dilatado, e marcava 38°C. Isso significa que Pedro estava com 38 graus de febre e teve que tomar um remédio.

Tipos de termômetro

Existem três tipos de termômetro e cada um deles possui uma utilização diferente, por isso é muito importante saber diferenciá-los. Aprenda com a gente:

  • Termômetro de mercúrio – é o termômetro que já explicamos, cujo uso exclusivo é para medir a temperatura do corpo das pessoas. Possui mercúrio e uma escala numérica que vai do 35°C à 42°C (temperaturas mínima e máxima aceita pelo corpo humano).
  • Termômetro digital – esse tipo de termômetro é mais moderno, em vez de ter uma escala de números como uma régua e o mercúrio, ele tem uma tela digital que vai mostrar os números da temperatura. Ele é utilizado há bastante tempo para medir a temperatura de geladeiras e hoje também é utilizado para medir a temperatura de pessoas.
  • Termômetro de ambientes – é um termômetro específico para medir a temperatura do ambiente. Ele também tem mercúrio e a escala de números, porém é uma escala que começa antes do zero, geralmente em – 30°C (30 graus negativos ou 30 graus abaixo de zero, para marcar as temperaturas mais frias), e não do 35°C como começa o termômetro corporal.

Veja mais!