Publicado por Katharyne Bezerra

Se você busca saber como ser um astronauta brasileiro ou da Nasa, você está no lugar certo. Além dessas informações, você também fica por dentro de outras explicações a respeito da “profissão do espaço”, a exemplo de: Como é o trabalho do astronauta? Qual teste deve ser feito para se tornar um? E até mesmo quanto um profissional desse ganha.

Assim como outras profissões, é preciso fazer um treinamento para se tornar um astronauta. Porém, para ser considerado apto à exercer essa profissão é preciso passar por testes rigorosos.

Isto é, você precisa atender a critérios físicos, educacionais e psicológicos. Ser astronauta também requer experiências específicas do candidato, como bacharelado em algumas áreas da ciência.

Dessa forma, se você deseja aprender como ser um astronauta e entender um pouco mais sobre o que faz esse profissional, continue lendo esse artigo. Por fim, você pode ainda saber como ser um cosmonauta. E aproveitar para tirar todas as dúvidas a respeito desse tema.

Como faz para ser um astronauta?

De acordo com Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (Nasa, sigla em inglês), para ser um astronauta é preciso ter bacharelado em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciências da computação ou matemática. 

Para ser um astronauta da Nasa é preciso ser fluente na língua inglesa

A formação na área de exatas ou biológicas também é exigida (Foto: depositphotos)

Além disso, é preciso ter experiência profissional relacionada a área de pelo menos três anos após a conclusão do curso. Ou, ter pelo menos mil horas de tempo de piloto no comando de aeronaves a jato.

Ainda segundo a Nasa, “os candidatos a astronauta também devem ter habilidades em liderança, trabalho em equipe e comunicação”.

Com todos esses requisitos para astronauta, ao aspirante deve-se somar à fluência em língua inglesa. Assim, pode enviar o currículo para o Conselho de Seleção de Astronautas do órgão norte-americano.

Após uma criteriosa análise, a NASA convida aproximadamente 120 candidatos para o Centro Espacial Johnson em Houston, Texas.

Neste local, inicia-se uma série de entrevistas a fim de saber qual profissional é mais qualificado para o cargo de astronauta. Dessa etapa, pelo menos metade participa de mais uma rodada de entrevistas. Por fim, só os selecionados finais devem completar um treinamento que leva aproximadamente dois anos. 

Com esse esquema, a Nasa soma, até hoje, mais de 300 astronautas selecionados para voar em suas missões espaciais. Em levantamento mais recente do órgão, feito em 2017, há pelo menos 47 profissionais no corpo de astronautas ativos. Entretanto, a seleção para ocupar esse cargo ocorre desde 1959, quando iniciou com as próprias exigências criadas pelos militares, como: ter experiência em voo em aviões a jato, conhecimento em engenharia e ter pelo menos 1,80 de altura.

Veja também: Universo e seus Astros

Como é feito o treinamento para se tornar um astronauta?

Como visto, depois de enviar o currículo para o Conselho de Seleção de Astronautas da Nasa e passar pelos processos de entrevistas propostos no Centro Espacial Johnson, o candidato passa por um treinamento.

Durante dois anos, os candidatos a astronauta participam de testes físicos que envolvem água, simulações de pressões atmosféricas e situações de emergência.

Em material preparado pela Nasa, os cientistas contam como ocorrem esses treinamentos. Por exemplo, os candidatos devem nadar em uma piscina com roupa de voo e tênis, além de passar 10 minutos na água com trajes de voo. Tudo isso para avaliar o condicionamento físico dos candidatos.

“Os candidatos também estão expostos a problemas associados a câmeras de altas pressões atmosféricas (hiperbáricas) e baixas (hipobáricas) e aprendem como lidar com emergências associadas a essas condições”, explica o órgão norte-americano.

Experiências de voos e habilidades de robóticas são outros tópicos levados em consideração durante o treinamento de candidatos a astronauta. Contudo, nem todos conseguem ter sucesso em todas essas etapas. Apesar disso, os que não alcançam a posição de astronauta, podem ser selecionados para ocupar outras posições dentro da NASA.

Já os que são selecionados como funcionários permanentes federais acabam se envolvendo com operações orbitais da Estação Espacial Internacional (ISS). A partir de então passam a trabalhar como astronautas.

O que precisa para ser um astronauta da Nasa?

Para ser um astronauta é preciso passar por uma seletiva rigorosa

Quem deseja ser um astronauta precisa ter uma boa visão (Foto: depositphotos)

Mesmo com as explicações já mencionadas anteriormente, algumas dúvidas podem surgir na mente de quem deseja saber como ser um astronauta.

Principalmente, quando refere-se ao que precisa para ser um astronauta da Nasa. Nesses casos, é necessário estar de acordo com algumas regras estabelecidas pelo órgão norte-americano, como:

  • Formação acadêmica: Para ser um astronauta da Nasa é preciso possuir bacharelado em campos de qualificação específicos como Engenharia, Ciências Biológicas, Ciências Físicas, Ciências da Computação ou Matemática. Não há recomendações a respeito de qual universidade escolher, mas essa deve ser uma instituição credenciada
  • Idade: De acordo com a Nasa, não existe restrição com relação a idade do candidato. Contudo, as idades costumam variar entre 26 a 46 anos. Sendo assim, têm-se como idade média 34 anos
  • Cidadania norte-americana: Para se candidatar ao cargo de astronauta pela Nasa é preciso ser cidadão nascido nos Estados Unidos ou possuir dupla cidadania americana válida. Além disso, podem ser selecionados astronautas internacionais dos países que possuem acordo com o órgão, como Canadá, Japão, Rússia e Brasil. Bem como as nações da Europa
  • Experiência profissional: Ao contrário do que se pensa, não é preciso ter a experiência de voar para ser um astronauta. Para isso, a Nasa deixa claro que o candidato deve ter pelo menos três anos de experiência profissional de campo ou mil horas de tempo de piloto. Desta forma, pode ter uma coisa ou outra no currículo do interessado
  • Excelente visão: Por fim, para ser um astronauta o candidato deve ter uma excelente visão. Contudo, o uso de óculos é permitido, assim como a realização de procedimentos cirúrgicos para a recuperação ou reparo de algum problema de vista

Como ser um cosmonauta?

Na verdade, não há muitas diferenças entre um astronauta e o cosmonauta. Isso porque ambos precisam das mesmas qualificações para se tornarem “homens do espaço”. No entanto, segundo a Nasa,o termo “cosmonauta” é utilizado para se referir aos astronautas que são membros do programa espacial russo.   

Como ser um astronauta brasileiro?

Entre os países que possuem acordo internacional com a Nasa está o Brasil. Assim, no território brasileiro existe uma Agência Espacial Internacional chamada de Agência Espacial Brasileira (AEB).

Essa unidade possui estruturas e regras semelhantes ao órgão norte-americano. Por isso, para ser um astronauta brasileiro é preciso passar pela AEB.

De acordo com o brasileiro e primeiro astronauta profissional do Hemisférico Sul, Marcos Pontes, existem vários requisitos para ser um astronauta brasileiro. Inicialmente, a formação acadêmica é um ponto de extrema importância.

Assim como na seleção da Nasa, o candidato precisa ser formado tanto nas áreas de exatas ou nas áreas biológicas. E quanto maior a qualificação profissional (pós, mestrado, bacharelado), mais interessante para o currículo do interessado.

“Se você tiver atividades operacionais, ou seja, ser piloto ou ser paraquedista, mergulhador. Isso ajuda muito, porque dentro do treinamento você vai ter que encontrar tudo isso. Astronauta é um tripulante”, explica Marcos Pontes em vídeo publicado no seu canal no YouTube.

Ainda segundo Pontes, é preciso desmistificar a ideia de que só pode ser astronauta quem for militar. Pelo contrário, essa profissão é considerada de carreira civil. Contudo, os profissionais oriundos da carreira militar também podem ser classificados. Assim como o astronauta brasileiro, médicos, biólogos, veterinários, químicos e físicos também trabalham para a Agência Espacial Brasileira.

Astronauta da AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Segundo o site da AEB, ela é responsável por “formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.” Assim, quando um brasileiro quer se candidatar ao cargo de astronauta, pode iniciar o processo na AEB.

Além disso, o órgão tem um acordo internacional com a Nasa. Por essa razão, os brasileiros que estão estudando em universidades norte-americanas têm espaço para participar de seleções de estágios na instituição espacial dos Estados Unidos.

O que faz um astronauta?

O brasileiro que deseja ser um astronauta pode iniciar o processo na AEB

Os astronautas estudam as melhores formas de explorar o universo (Foto: depositphotos)

Chegou a hora de entender um pouco mais sobre o que faz um astronauta. Afinal, você sabe como é o trabalho desse profissional? De acordo com informações fornecidas pela Nasa, o astronauta do século XXI continua a trabalhar a bordo Estação Espacial Internacional.

Além disso, o profissional é responsável por ajudar a construir e pilotar os novos veículos da instituição.

Parece que chegar até a lua não foi o suficiente para os homens. Assim, os astronautas estudam as melhores formas de explorar ainda mais o universo e seus espaços. Chegar até Marte é um objetivo cada vez mais presente nos interiores das agências espaciais.

Todo esse papel pode ser desenvolvido pelos profissionais que recebem um salário definido pela categoria que são classificados. Por exemplo, na Nasa o pagamento é feito com base na Tabela Geral do Governo Federal para os graus GS-11 a GS-14.

Dessa maneira, anualmente, um GS-11 pode custar 66.026 dólares e um GS-14 pode ganhar até 144.566 dólares. Isso significa que o salário do astronauta da Nasa pode variar em torno de R$ 241 mil a R$ 527 mil por ano.

Agora que você já sabe como ser um astronauta pela Nasa e pelo Brasil. E também conhece como é feito o treinamento para se tornar um profissional dessa área, bem como o que significa ser um cosmonauta, um funcionário da AEB e o que faz um astronauta. É hora de se dedicar ainda mais aos estudos. Todo sonho é possível, desde que haja esforço e dedicação do sonhador.

Veja mais!