Publicado por Débora Silva

Os homens pré-históricos viviam ao ar livre, não tinham uma casa para morar. Conhecidos como nômades, estes homens não tinham moradia fixa, vivendo em locais onde podiam caçar, pescar e colher frutas, usando a natureza para a sua sobrevivência. Quando os alimentos de uma determinada região acabavam, os homens pré-históricos se mudavam para outro lugar que fornecesse as condições necessárias para a sua sobrevivência.

Certo dia, estes homens perceberam que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do sol intenso, do frio e de animais perigosos que estivessem à espreita.

A primeira moradia – Cavernas e grutas

As primeiras moradias foram as cavernas e grutas, que são imensos buracos existentes nas rochas. Os animais já utilizavam esses locais para se esconder e se proteger de outros animais maiores e de condições do tempo, como frio e chuva. Muitas vezes, os homens pré-históricos tinham que disputar o espaço das cavernas e grutas com os animais.

A descoberta do fogo foi bastante importante também neste contexto, pois passou a ser a principal forma utilizada para afastar os animais e para deixar os ambientes mais iluminados.

Como surgiram as moradias?

Foto: Reprodução

A evolução das moradias

O tempo foi passando e os homens pré-históricos perceberam que poderiam se dedicar mais à criação de seus abrigos. Desta maneira, eles passaram a construir os seus abrigos com outros materiais, como folhas de árvores, ossos, galhos e palhas.

Após algum tempo, os homens descobriram que, além desses recursos, o barro também poderia ser de grande ajuda na construção de abrigos melhores. A partir desta observação, apareceram as primeiras telhas e tijolos que atualmente são usados na nossa casa.

O início do cultivo também contribuiu para que os homens pudessem se dedicar mais à construção de suas casas. Eles aprenderam que podiam plantar os seus alimentos, sem a necessidade de sair dos lugares em que estavam vivendo. Além de cultivar o seu próprio alimento, o homem descobriu maneiras de domesticar os animais, de maneira que estes passaram a ajudar na execução de algumas tarefas.

Deste modo, os homens da pré-história deixaram de ser nômades, sempre mudando de lugar, e passaram a ser sedentários, com as condições necessárias para a permanência em um mesmo lugar.

Os tipos de moradia

O conceito de moradia evoluiu bastante desde que o homem pré-histórico percebeu a necessidade de ter um local para seu abrigo e proteção. Alguns tipos de moradia são as de palafita, moradias barracos, moradias pau a pique, moradias de madeira, alvenaria, moradias em condomínios e apartamentos.

Veja mais!