Publicado por Débora Silva

Os gráficos expressam visualmente dados ou valores numéricos para facilitar a compreensão dos mesmos. Existem vários tipos de gráficos e eles estão presentes em livros, jornais, revistas, folhetos informativos e outros meios de comunicação.

Qual gráfico usar?

Como existem vários tipos de gráficos, é comum ficarmos em dúvida sobre qual gráfico utilizar em nossos trabalhos e representações. Escolher o gráfico incorreto pode ter consequências como a dificuldade de compreensão e a má interpretação da informação transmitida.

Nem todo gráfico é indicado para representar visualmente a informação a ser transmitida, por isto, para acertar na hora da escolha, é importante saber qual é a função de cada um dos tipos de gráficos.

Como usar os gráficos?

Foto: Reprodução

Tipos de gráfico

Colunas

O gráfico de colunas é um dos mais utilizados, sendo composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. As barras desenhadas comparam os valores no decorrer de um período de tempo.

Este tipo de gráfico também permite que a coluna seja mista, com os valores de cada categoria no mesmo elemento gráfico. Para que não haja enganos na interpretação, a diferença será na cor da legenda, que sempre irá destacar um elemento do outro. Além das colunas retangulares na vertical, a representação também pode ser feita por cones, cilindros e pirâmides que seguem o mesmo esquema do modelo original.

Barras

O gráfico de barras é muito usado para comparar quantidades e a sua disposição facilita bastante na compreensão dos dados representados. O funcionamento deste gráfico é bem parecido ao do gráfico de colunas, já que ambos trabalham com informações lineares que podem ser compreendidas horizontalmente.

Quanto maior o comprimento de uma barra, maior o valor que representa; quanto menor o comprimento, menor o valor. O gráfico em barras é muito usado na apresentação de pesquisas de intenção de votos ou opinião pelas redes de televisão.

Pizza

O gráfico de pizzas é, junto com o de colunas e o de barras, um dos mais utilizados devido à facilidade de visualização e compreensão dos dados ali representados. Neste gráfico, são necessárias duas ou mais categorias e um valor correspondente para cada uma delas. Este tipo de gráfico é indicado para analisar as porcentagens de um número total.

Rosca

Assim como nos gráficos de pizza, o de rosca exibe a relação das partes com o todo, mas pode conter mais de uma série de dados. Por conter mais de uma série (ou sequência) de dados, a leitura dos dados representados no gráfico de rosca pode tornar-se mais difícil.

Linhas

Os gráficos de linhas são ideais para representar sequências de dados em uma esclaa de tempo dividida em períodos iguais. No eixo horizontal, costumamos encontrar a divisão do tempo em dias, meses ou qualquer unidade de tempo; no eixo vertical, os valores. Este tipo de gráfico é ótimo para representar várias séries; no caso de trabalhar com apenas uma, é melhor usar um gráfico de barras ou colunas, pois exibem as categorias com mais exatidão.

Veja mais!