Chamamos de células as menores unidades vivas de um organismo e, portanto, as unidades fundamentais da vida. São encontradas em qualquer ser vivo, mas podem variar de acordo com o grupo.
Apresentam, apesar das diferenças, algumas semelhanças:
- Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético (localizado ou não no núcleo).
- São procariontes.
- São compostas de membrana, citoplasma e núcleo.
- Presença de ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos e mitocôndrias.
Quando possuem núcleo, como é o caso das células animais e vegetais, de que se trata o artigo, são chamadas de eucariontes, e quando não possuem núcleo definido, são chamadas de procarionte. A membrana plasmática reveste a célula de forma que consegue controlar o que entra e o que sai dessa estrutura, enquanto o citoplasma é a região entre o núcleo (onde ficam as organelas, responsáveis pela diferenciação entre os tipos de células) e a membrana. O núcleo é a região onde ficam armazenadas as informações genéticas dos seres vivos.

Imagem: Reprodução/ internet
Células animais
As células animais não tem parede celular, além dos cloroplastos, também ausentes. Cada uma das suas partes tem uma função distinta. Confira:
- Membrana celular: formada por uma camada dupla de fosfolipídios com colesterol e proteínas. Trata-se de uma capa que é dinâmica e flexível onde podem formar-se vesículas que englobam as substâncias. Estas, por sua vez, podem atravessar a membrana por difusão ou por transporte ativo, com gasto de energia.
- Citosol: fluído presente no citoplasma.
- Núcleo: o núcleo tem um nucléolo e os filamentos de material genético, além de ser delimitado por um envoltório nuclear.
- Retículo endoplasmático: conjunto de membranas que formam os sáculos e tubos conectados entre si e com a membrana celular e o envoltório nuclear. Podem ser lisas ou rugosas, sendo que esta última possui ribossomos.
- Complexo golgiense: é um conjunto de sáculos achatados que realiza a secreção celular.
- Centríolos: são formados por tubos de proteínas e estão relacionados à organização do citoesqueleto, além dos movimentos dos cílios e flagelos.
- Vesículas: são estruturas pequenas membranosas que transportam as substâncias.
- Ribossomos: orgânulos que produzem proteínas.
- Citoesqueleto: são os filamentos proteicos que constituem uma rede e dão forma às células. Participam, também, do transporte de substâncias.
- Mitocôndrias: são responsáveis pela respiração celular.
Células vegetais
As células vegetais constituem o organismo das plantas e têm parede celular que recobre a superfície, o que fornece proteção e resistência.
- Conjunto de membrana celular e parede celular: permitem a união das células e a passagem de determinadas substâncias entre elas.
- Citosol: é o fluído que ocupa o citoplasma.
- Vacúolo: vesícula que armazena substâncias.
- Cloroplastos: grânulos com membrana que os separa do citoplasma. Em seu interior encontram-se sáculos que contêm clorofila. Essas partes estão presentes nas partes verdes.
- Complexo golgiense: é um conjunto de sáculos cuja função é semelhante à dos animais.
- Mitocôndrias: são responsáveis pela respiração celular.
- Retículo endoplasmático: tem as mesmas funções do que nas células animais.
- Núcleo celular: mesma função e estrutura que nas células animais.