Publicado por Natália Petrin

Atualmente, a população mundial encontra-se em um número impressionante: algo em torno de 7 bilhões e 125 milhões de habitantes. Esses habitantes, no entanto, não estão distribuídos de forma igual por todas as regiões. Existem locais no mundo em que não existem moradores, denominadas desérticas, além dos polos. Enquanto isso, locais como a Ásia são bastante populosos (a Ásia, sozinha, abriga mais da metade de todas as pessoas que vivem no mundo todo). O continente asiático concentra um valor incrível de mais de 60% de toda a população mundial, mas tem área equivalente a 30% de todas as terras emersas da Terra.

Países  e continentes mais populosos

Países:

1º China, na Ásia, com 1,30 bilhões de habitantes

2º Índia, na Ásia, com 1,20 bilhões de habitantes

3º Estados Unidos da América, na América do Norte, com 310 milhões de habitantes

4º Indonésia, na Ásia, com 240 milhões de habitantes

5º Brasil, na América do Sul, com 202 milhões de habitantes

Continentes:

1º Ásia, com 4 bilhões e 427 milhões de habitantes (cerca de 60% da população)

2º África, com 1 bilhão e 111 milhões de habitantes (cerca de 14,9% da população)

3º América, com 953 milhões de habitantes (aproximadamente 13,5% da população)

4º Europa, com 742,5 milhões de habitantes (aproximadamente 10,9% da população)

5º Oceania, com 40 milhões de habitantes (aproximadamente 0,5% da população)

Confira a distribuição da população mundial

Foto: Reprodução/ internet

Distribuição

A distribuição dessa população mundial, como já vimos, é desigual. Mas para que possamos ter noção de como isso realmente está distribuído nas localidades do mundo, precisamos apenas somar a quantidade de habitantes do terceiro, do quarto e do quinto colocados acima. Dá um total de 769 milhões, o que não chega perto dos dois primeiros colocados separadamente.

Existem mais pessoas vivendo na Ásia do que no restante do mundo somado, e por isso, algumas regiões do continente são chamados de “formigueiros humanos”.

O continente que mais cresce em população, no entanto, é a África que, segundo estimativas e projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2100, deverá ter 10 dos 20 países mais populosos do mundo todo.

A população do Brasil cresce em um ritmo cada vez mais lento e, por isso, ainda segundo estimativas da ONU, perderá o 5º lugar para o Paquistão, na Ásia, e para a Nigéria, na África, no decorrer da próxima década.

Superpopulação mundial

A superpopulação traz muitos problemas para os países, de forma que são necessárias medidas. A China, por exemplo, nas últimas décadas, adotou algumas medidas para diminuir o crescimento populacional, de forma que muito em breve será ultrapassada pela China.

Estima-se que no começo do século XXI a Terra receberá aproximadamente 80 milhões de novos habitantes a cada ano, sendo que a maioria desses viverá na África, Ásia e América Latina. A tendência é que os países ricos diminuam as médias de crescimento demográfico, mas como a estimativa de vida tem aumentado de forma considerável, a população continuará alta.

Veja mais!