Publicado por Natália Petrin

Descoberta no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, nos Estados Unidos, em 9 de Setembro de 2006, a maior árvore do mundo tem 115,44 metros de altura, batendo o recorde da Statosphere Giant que foi encontrada no Parque Estadual de Sequóias Humboldt, também localizado na Califórnia, que era de 112,83 metros de altura.

Parque Nacional Redwood

Coberto com uma magnífica floresta de sequóias, que são as árvores mais altas e impressionantes do mundo todo. O parque ocupa uma área de 53.413 hectares, e foi nomeado no dia 1 de janeiro do ano de 1968. A cidade mais próxima é a de Crescent City.

As maiores árvores do mundo

As mais altas árvores do planeta pertencem à família das Taxodiáceas, e são coníferas que, em sua maioria, estão localizadas no continente norte-americano. Muito antes de pessoas andarem pelo mundo, as árvores dessa espécie já existiam no Planeta, estando no auge cerca de 20 milhões de anos atrás, mas existiam antes mesmo do surgimento das montanhas rochosas e dos Alpes Suíços.

Conheça a maior árvore do Planeta

Foto: Wikimedia Commons

Seu tamanho equivale a algo em torno da altura de um prédio de 30 andares, sendo mais alta, inclusive, que a Estátua da Liberdade, que tem 96 metros de altura. A planta, apesar de atualmente ter cerca de quatro mil anos, continua crescendo.

O recorde de árvore mais alta do mundo foi descoberto por dois andarilhos que caminhavam por um novo stand de árvores. Chris Atkins e Michael Taylor anunciaram a descoberta aos cientistas que eram liderados pelo ecologista Steve Sillet, e estes subiram ao topo da árvore e conferiram a sua altura que batia o então recorde mundial.

Sua localização exata, entretanto, é mantida em segredo para evitar que haja um fluxo de turistas, o que poderia comprimir a terra podendo colocar a planta em risco de morte. Durante anos, esse mesmo local era usado para extração de madeira por parte de empresas madeireiras.

A maior árvore em volume é apelidada de General Sherman. Também se trata de uma sequoia que foi reconhecida pelo livro dos recordes com apenas 82,6 metros de altura, mas 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas de massa. Segundo os pesquisadores, a árvore tem 2.100 anos e sua madeira seria suficiente para produzir aproximadamente cinco bilhões de palitos de fósforo.

Veja mais!