Publicado por Robson Merieverton

Entre as lições comumente repassadas nos primeiros anos da Educação Infantil, as cores primárias aparecem como uma das matérias preferidas. Isso porque, a matéria representa um dos primeiros contatos dos pequenos com o universo das cores. Porém, antes de mergulhar fundo nesse universo é bom conhecer tudo com mais detalhe.

As cores fazem parte do dia a dia das pessoas e estão impregnadas de simbologia e significados. Na natureza, elas estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem nas mais variadas esferas: artes, moda, publicidade, etc. Dependendo da sensibilidade, as cores também são responsáveis por transparecer o humor das pessoas.

Para melhor dominar o uso das cores enquanto pigmento, o indicado é que todas as suas características sejam identificadas, assim como seus efeitos, harmonia e temperatura. Para isso, é necessário que você passa a conhecê-las mais profundamente.

Conheça as cores primárias e por que recebem esse nome

Foto: depositphotos

As cores

As cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar outras cores. Ao todo, três cores formam esse grupo: o vermelho, o azul e o amarelo. A denominação de primárias parte do pressuposto que misturando-as entre si, elas dão origem a outras cores, conhecidas como cores secundárias e terciárias.

Combinando as cores

A combinação de quaisquer duas cores primárias cria uma cor secundária. Apesar disso, ela é usada principalmente em arte e educação artística, particularmente na parte de pintura. O vermelho, o azul e o amarelo são consideradas cores puras, já que não são resultantes de nenhuma mistura.

A partir da combinação de duas cores primárias, várias outras cores podem ser originadas. As principais delas são: amarelo com azul, que resulta no cor verde; amarelo com vermelho, obtém-se a cor laranja e, por último, azul com vermelho que chega a cor roxo.

Lembrando que, dependendo da intensidade de cada uma das cores usadas na mistura, obtém-se tons diferentes nas cores secundárias, o que dá origem a novas cores.

Veja mais!