Publicado por Débora Silva

Assim como nós, seres humanos, todos os outros animais também precisam de uma alimentação adequada, pois é de onde retiramos a energia necessária para manter o organismo funcionando corretamente e para realizar todas as nossas atividades. A alimentação varia de animal para animal, sendo que existem alguns que se alimentam de frutas, outros de carne e assim por diante.

Classificação de acordo com o tipo de alimentação

Os animais também são classificados de acordo com o tipo de alimento que consomem. Neste contexto, eles podem ser divididos em herbívoros, carnívoros e onívoros.

  • Herbívoros: Os animais herbívoros são aqueles que se alimentam apenas de vegetais, sendo que alguns deles comem toda a planta, já outros preferem alguma parte, como o fruto, raízes ou as folhas, por exemplo. Dentro da classificação dos herbívoros ainda existe outra classificação: os animais que comem apenas frutos são chamados de frugívoros, e os que se alimentam somente de sementes são denominados granívoros. Alguns dos animais herbívoros são: boi, borboleta, elefante, girafa e outros. Dentro de uma cadeia alimentar, eles são considerados os consumidores primários, pois se alimentam dos produtores.
  • Carnívoros: Os carnívoros são aqueles que apenas se alimentam de outros animais. Esta relação ecológica é denominada predação e, quando um animal se alimenta de outro da mesma espécie, ocorre uma situação de canibalismo. Dentre os animais carnívoros estão o leão, tigre, onça, serpente e louva-a-deus.
  • Onívoros: Os animais onívoros são aqueles que se alimentam de tudo, desde vegetais a outros animais. Além de nós, seres humanos, outros animais carnívoros são o porco, o lobo-guará, entre outros.
Conheça e entenda a alimentação dos animais

Foto: Pixabay

Alimentação do animal doméstico

Você já parou para pensar se a alimentação do seu animalzinho de estimação está correta? Assim como nós devemos seguir uma dieta saudável e balanceada, a alimentação dos cães e gatos também precisa de cuidados.

De acordo com especialistas, uma alimentação balanceada deve ser diversificada, com a ingestão de proteína animal, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras.

Existem diversos tipos de rações no mercado, inclusive aquelas indicadas para animais que sofrem algum problema de saúde, como, por exemplo, diabetes ou problemas renais. Outras rações, como as orgânicas e as Premium, costumam ter ingredientes mais selecionados.

Como uma alternativa à ração normal, alguns donos de animais de estimação vêm optando pela comida natural, utilizando carnes, frango e peixes. Para alimentar o seu animalzinho de estimação de maneira correta, o melhor a se fazer é conversar com um veterinário.

Veja mais!