Publicado por Ana Ligia

Você já deve ter ouvido falar na radiação, muitas vezes retratado em filmes e desenhos animados. Conheça mais sobre o termo utilizado em referência às várias formas existentes de energia e quais são elas.

Existem dois tipos de radiação: ionizante e não ionizante. O primeiro quando possui relativamente muita energia e o segundo, pouca.

Radiação não ionizante

A radiação não ionizantes não são capazes de separar os átomos que existem em uma molécula e por isso, não provocam alteração na composição do material.

Conheça os tipos de radiações e suas características

Foto: depositphotos

Esse tipo de radiação existe em muitas coisas ao nosso redor, como no microondas, rádio, bateria de celular, ferro de passa, sol, lâmpadas, etc. São elas: onda de rádio, infravermelho, luz visível, ultravioleta e micro-ondas.

Radiação ionizante

A radiação ionizante é emitida de núcleos atômicos instáveis. Ela possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.

A radiação ionizante pode gerar tanto partículas (alfa e beta) quanto energia (raios gama).

Alfa

A radiação alfa é a radiação mais pesada que existe. Devido a isso, ela possui um pequeno poder de penetração, não conseguindo atravessar uma folha de papel, por exemplo. Mas caso ela consiga entrar em contato com o organismo, através de um ferimento por exemplo, ela pode causar danos.

Beta

A partícula beta consegue ser mais penetrante e energética que a Alfa. Ela pode penetrar os tecidos e deslocar-se no ar com uma velocidade equivalente a 90% da velocidade da luz. Elas só conseguem atingir o corpo humano caso sejam ingeridas ou aspiradas.

Gama

A ausência de partículas na sua composição da radiação gama a transforma no tipo de radiação mais perigosa que existe. Mesmo não sendo tão energético, o raio gama possui uma enorme capacidade de penetração e pode causar malformação nas células, caso atravesse o corpo humano. O raio gama é capaz de deslocar-se no ar com a velocidade da luz e só pode ser detida por uma parede de concreto ou algum tipo de metal.

Veja mais!