Publicado por Natália Petrin

O continente conhecido como América é o segundo maior da Terra, ficando somente atrás da África (América com 43.054.927 km² e a África com 44.961.951 km²). O mesmo é composto por três subcontinentes, que são a América do Sul, América Central e América do Norte. Neste artigo, o Estudo Kids se detém a descrever sobre a América do Sul.

América do Sul

A América do Sul é um subcontinente americano que ocupa uma área de 17.819.100 milhões de km², sendo composta por 12 países: Brasil, Bolívia, Argentina, Venezuela, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, além do território da Guiana Francesa.

Ocupa 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial. O subcontinente está conectado ao outro, América Central, pelo istmo do Panamá e está distanciado da Antártida ao Sul pelo estreito de Drake.

Conhecendo a América do Sul

Foto: Pixabay

Os pontos extremos da América do Sul são ao sul o Cabo Horn, ao norte Punta Gallinas, ao leste Ponta de Seixas e a oeste a Punta Pariñas. Tem limites naturais ao norte com o mar do Caribe, leste, nordeste e sudeste com o Oceano Atlântico e à oeste com o Oceano Pacífico.

O subcontinente recebeu aproximadamente 15 milhões de imigrantes europeus durante o século XIX, sofrendo influências culturais e ideológicas não só da Europa, mas também dos Estados Unidos. Com vastos recursos naturais, mas também muitos problemas sociais. A região tem sua indústria concentrada no beneficiamento de produtos agrícolas, além da produção de bens de consumo.

Brasil

De todos os países que a compõe, o Brasil é o maior – e quinto de todo o planeta -, com 8.514.876 km², totalizando 48% da área total da América do Sul. Quase todas as nações desse subcontinente fazem fronteira com o Brasil, s apenas Chile e Equador não o fazem. Além disso, o Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico, com uma costa litorânea de 7,3 mil quilômetros.

O Brasil tem mais de 190,7 milhões de habitantes dentre os 393 milhões da América do Sul. Com isso, o país é também o quinto mais populoso do mundo, ficando atrás somente da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Alguns estados brasileiros, inclusive, são mais populosos e maiores que os países da América do Sul, como é o caso do Amazonas, que só é menor que a Argentina, e São Paulo, que tem a população de 41,2 milhões de habitantes, perdendo somente para a Colômbia, que tem 46,3 milhões de habitantes.

Veja mais!