Geografia

América do Sul: mapa e países desse continente

A América do Sul [1] é um dos subcontinentes que formam o continente denominado de América. Ela é constituída por doze países e um território independente.

São milhões de pessoas que vivem nos países sul-americanos, com pelo menos oito idiomas falados entres estes. O Brasil é um dos países que formam a América do Sul.

O território sul-americano possui cerca de 18 milhões de quilômetros quadrados, com variadas e diferenciadas paisagens naturais, rios importantes, formações do relevo [2] que vão desde montanhas até depressões.

Mapa da América do Sul

A América do Sul fica situada no Hemisfério Sul do planeta (Foto: depositphotos)

A América do Sul é um subcontinente repleto de culturas e histórias em cada um dos países que o constituem.

Mapa da América do Sul

A América do Sul é um dos subcontinentes do continente americano, juntamente com a América Central [3] e a América do Norte.

Mapa Mundi [4]

No Mapa Mundi é possível observar a localização e o formato dos continentes terrestres (Foto: Reprodução | pinimg)

Os limites físicos da América do Sul são o Oceano Atlântico a Leste; o Oceano Pacífico a Oeste; e o Mar do Caribe ao Norte.

Este subcontinente está localizado numa porção do globo a Oeste do Meridiano de Greenwich, ocupando, portanto, o Hemisfério [5] Ocidental. A maior parte da América do Sul fica no Hemisfério Sul do globo, mas alguns países ficam no Hemisfério Norte.

Países da América do Sul

A América do Sul é formada por doze países e um território dependente, o qual está geograficamente no território sul-americano, mas que depende politicamente de um país de outro continente.

Países que formam a América do Sul:

Território dependente da América do Sul:

Países andinos, latinos e platinos

Existem outras subdivisões:  

– Países andinos: os quais se situam na região da Cordilheira do Andes. São eles: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e também Chile.

– Países latinos: que têm como idioma oficial línguas derivadas do latim, como o português e o espanhol. São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Países platinos: os quais são banhados pelos rios que formam a Bacia do Rio Prata. São eles: Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

País mais antigo

Dentre os países sul-americanos, o que primeiro conquistou oficialmente sua independência foi a Argentina, no dia 25 de maio de 1810. Depois, vários outros países se tornaram igualmente independentes.

Primeiros habitantes

Esquema migratório da América do Sul

Esquema de como teriam acontecido estes movimentos migratórios até a América do Sul (Imagem: Reprodução | Imazon)

Há muitas dúvidas ainda sobre como os primeiros habitantes teriam chegado até a América do Sul.

Existem algumas hipóteses, como a de que chegaram através do Estreito de Bering (canal marítimo que separa a Ásia da América) quando este estava congelado. Estes indivíduos teriam cruzado o istmo que hoje é a América Central, chegando até a América do Sul.

Outra hipótese é que estes teriam chegado diretamente até a América do Sul, navegando através das correntes marítimas que ligam a Polinésia ao continente americano em sua costa Oeste.

Há estudos que mostram também que os primeiros habitantes da América do Sul possam ter vindo do continente africano e não da Ásia, o que é evidenciado pela presença de fósseis encontrados no território sul-americano.

Brasil, o maior país da América do Sul

Dentre os países da América do Sul, o Brasil [6] é o que possui a maior extensão territorial, com cerca de 8.516.000 km².

O Brasil é o quinto país do mundo em extensão, ficando apenas atrás da Rússia, do Canadá, da China e dos Estados Unidos.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A América do Sul é um subcontinente do continente americano, juntamente com a América do Norte e a América Central.
  • A América do Sul é formada por doze países e um território dependente da França.
  • Os países da América do Sul são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e a Venezuela, além da Guiana Francesa.
  • A América do Sul tem cerca de 18 milhões de quilômetros quadrados de território.
  • Os limites da América do Sul são: Oceano Atlântico a Leste; Oceano Pacífico a Oeste e Mar do Caribe ao Norte.
  • Há algumas hipóteses principais sobre a chegada dos primeiros habitantes a América do Sul: ou eles vieram do Norte após chegar na América pelo Estreito de Bering ou eles chegaram pelas correntes marítimas da Polinésia diretamente na América do Sul; ou ainda, eles vieram diretamente do continente africano.
  • O primeiro país independente na América do Sul foi a Argentina, embora países como Colômbia e Equador já estivessem lutando pela sua independência ainda antes.

Exercícios resolvidos

1) O que é a América do Sul?
R: A América do Sul é uma das três massas continentais que formam a América. Comumente chamada de subcontinente sul-americano. É a parte da América que fica na porção mais meridional – ou Sul – do continente americano.
2) Cite quais são os países que formam a América do Sul.
R: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Além disso, há ainda o território dependente da Guiana Francesa.
3) Qual o maior país da América do Sul em extensão territorial?
R: O maior país da América do Sul é o Brasil, com um território de 8.516.000 km² de extensão.
4) Quais são os limites físicos do território sul-americano?
R: Os limites físicos da América do Sul são o Oceano Atlântico a Leste; Oceano Pacífico a Oeste e Mar do Caribe ao Norte.
5) Quais são as duas outras massas continentais, que junto com a América do Sul, formam o continente americano?
R: São a América do Norte, na porção mais setentrional (Norte) da América e a América Central, que é um istmo, ou seja, uma faixa de terras que liga a América do Norte e a América do Sul.

Referências

» GARCIA, Helio; MORAES, Paulo Roberto. Geografia. São Paulo: IBEP, 2015.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.