Publicado por Michelle Nogueira

A palavra escola, do latim, schola, refere-se a todo lugar onde exista uma relação de instrução e aprendizado. É o ambiente onde podemos apreender os mais diversos conteúdos, os mais variados assuntos e ainda fazer muitas amizades.

Como surgiu?

Antigamente, os seres humanos descobriam as coisas apenas por imitação, ou seja, os mais novos imitavam o que os mais velhos faziam, e assim, sobreviviam. Era bem comum na época dos primeiros humanos, onde só a experiência podia ditar o que era certo ou não, o que fazia bem, ou o que era mortal.

Depois, conhecemos as primeiras escolas já com um pouco da dinâmica que temos hoje. Isso aconteceu através da catequese, quando os padres jesuítas ensinavam crianças e adultos, geralmente índios, os salmos e a religião católica. Foi daqui que, depois, foram sendo construídos lugares para tal aprendizado e, consequentemente, foram surgindo as primeiras escolas.

Conhecendo a origem da escola

Foto: Pixabay

E atualmente?

Hoje em dia, a escola é o lugar onde assimilamos conteúdos como ciências, história, português, filosofia e tantos outros. A ideia de escola, no entanto, está sofrendo uma boa transformação, para que ela não seja apenas um lugar didático de repetições de informações, mas sim de conhecimento social e civil. Para tal, algumas vêm recebendo programas de apoio ao esporte, cultura e música, para que os jovens ali aprendam também, a viver.

Quem compõe a escola?

Esse ambiente de troca de valores é composto por:

  • Alunos – Crianças, jovens e adultos que vão em busca de conhecimentos;
  • Professores – Responsáveis pelas aulas;
  • Orientador – Trabalha a relação entre todos que formam o ambiente escolar;
  • Coordenador – Avalia o trabalho dos professores e verifica a situação geral;
  • Diretor – Administra toda a instituição;
  • Porteiro ou vigia – Responsável pela segurança do lugar;
  • Secretária – Responsável pelos documentos da escola;
  • Merendeira – Prepara a merenda;
  • Faxineiro ou serventes – Cuidam para que a escola esteja sempre limpa e bonita.

Quais são os tipos de escola?

No nosso país, contamos com dois tipos de escolas: a pública e a privada. A escola pública está sob os cuidados do Estado, e seu acesso é gratuito. Já as escolas privadas funcionam sob o comando de uma empresa ou de particulares, e nessa, deve ser pago mensalmente um valor para que o aluno possa frequentá-la. No geral, não importa o tipo de escola que se visite, conceitos como respeito, responsabilidade e vontade de aprender devem estar sempre presentes, para garantir um bom convívio entre todas as partes, e tornar, assim, essa experiência bastante positiva e proveitosa.

Veja mais!