Publicado por Robson Merieverton

Em um continente de proporções tão gigantescas, difícil é não desenvolver nenhum tipo de curiosidade a respeito da América do Sul.

É nela onde está localizado um dos maiores países em extensão territorial: o Brasil. Para conhecer um pouco mais sobre essas áreas, acompanhe as informações detalhadas a partir de agora:

Atrás apenas do continente asiático, no que diz respeito à extensão territorial, o continente americano possui 42.054.927 Km² de área, divididos entre a América do Norte, América Central e América do Sul.

Desse total, a América do Sul ocupa 17,8 milhões de Km².

Conhecendo mais sobre o território do Brasil e América do Sul

Foto: Pixabay

Detalhando a América do Sul

Além do Brasil, também estão localizados na América do Sul outros 11 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela e Guiana Francesa.

Os limites da América do Sul são constituídos na fronteira norte com a América Central, à leste com o Oceano Atlântico e à oeste com o Oceano Pacífico.

No que diz respeito as características do seu relevo, a América do Sul é detentora da segunda maior cordilheira do mundo, conhecida como Andes, que se estende pela Venezuela, Chile e Argentina.

Em decorrência da extensão territorial, o clima da América do Sul é bastante diversificado, com variação entre tropical, temperado e frio.

O clima também interfere diretamente na vegetação, contemplando florestas temperadas, pradarias, caatinga, savana, cerrado e pampas.

A América do Sul também abriga o deserto mais seco do mundo, o Deserto do Atacama, no Chile.

Sobre o território brasileiro

O Brasil é o maior país da América do Sul, com extensão territorial de 8.514.876 km², o que corresponde a 48% da área total da América do Sul.

A nível mundial, ele ocupa o quinto lugar, atrás apenas da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, o que concedeu-lhe o título de país continental, por se comparar a Austrália (7.692.024 km²), no que diz respeito a extensão territorial.

O país encontra-se em três hemisférios diferentes: grande parte localizada no hemisfério sul, uma pequena parte no hemisfério norte e todo o seu território no hemisfério oeste.

É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao Sul pelo Trópico de Capricórnio. O clima predominante é o tropical.

Devido a sua extensão, o Brasil apresenta mais de 23 mil km de fronteiras. Dessas, pouco mais de 15 mil km são terrestres e 7,3 mil km são marítimas, estas com o Oceano Atlântico.

Na América do Sul, o Brasil faz fronteira com quase todos os países, com exceção do Chile e Equador. Outra curiosidade dada pela extensão é a variação dos fusos horários, com quatro fusos distintos.

Veja mais!