Publicado por Priscila Melo

Ao estudar matemática vemos muitos cálculos e diferentes tipos de números. Assim como em diversas áreas de estudo, as classificações são muito utilizadas para facilitar os estudos e compreensão. E é por este motivo, que existem os conjuntos numéricos, que são organizados de acordo com as características dos números. Você agora irá conhecer um pouco mais sobre cada um desses conjuntos.

Conjuntos numéricos

Foto: Quero Cursos | Reprodução

O que são?

Dizemos que um conjunto é quando agrupamos alguns elementos que possuem características semelhantes. Desta forma, os conjuntos numéricos são os números que passam a ser agrupados de acordo com suas características.

Atualmente existem cinco conjuntos numéricos fundamentais, são eles: o conjunto dos números naturais, dos números inteiros, dos números racionais, dos números irracionais e dos números reais.

O conjunto dos Números Naturais

Classificamos como números naturais todos aqueles números que são inteiros positivos, incluindo até o número zero. Este conjunto é representado pela letra maiúscula N. Veja como podemos representar esse conjunto:

N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11…}

As chaves são utilizadas para indicar que se trata de um conjunto e os pontos de reticência dão a ideia de infinidade, ou seja, que esses conjuntos são infinitos.

O conjunto dos Números Inteiros

Alguma vez você já viu em algum noticiário, ou até mesmo em sua cidade, falarem sobre certas temperaturas muito frias que chegam a medir graus negativos? Quando falamos desses números, estamos nos referindo ao conjunto dos números inteiros. Veja como podem ser representados:

Z = {…- 6, – 5, – 4, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2…}

Observe que o conjunto dos números inteiros é representado pela letra Z e que este é formado pelos números naturais e também pelos negativos. Desta forma podemos dizer que o conjunto dos números naturais está dentro do conjunto dos números inteiros.

O conjunto dos Números Racionais

Neste conjunto encontramos as frações. É um conjunto que engloba os números inteiros, os números decimais finitos e os números decimais infinitos periódicos, que também são conhecidos como dízimas periódicas. O conjunto dos números racionais é representado pela letra Q. Veja como pode ser representado:

Q = {…0,2828…, -7, , 2…}

O conjunto dos Números Irracionais

Já este conjunto é formado pelos números decimais infinitos não-periódicos. Entre esses números decimais infinitos não-periódicos temos: o número PI, o número de Euler e a raiz quadrada de dois. O conjunto dos números irracionais é representado pela letra I. Veja como esse conjunto pode ser representado:

I = {…π, ,  …}

O conjunto dos Números Reais

É no conjunto dos números reais que encontramos todos os outros conjuntos citados anteriormente. Caso você tenha observado, com exceção do conjunto dos números irracionais, os anteriores estavam englobados uns dentro dos outros. Neste último conjunto todos fazem parte, até mesmo os números irracionais. O conjunto dos números reais é representado pela letra R, veja como pode ser:

R = {…, – 7, , 8…}

Veja mais!