Publicado por Lia Vieira

Você já deve ter reparado que nos noticiários, sempre falam de correntes de ar que vêm de determinada região e acabam alterando o clima. Além dessas correntes existem muitos outros fatores que podem influenciar no clima de uma região específica, e hoje iremos tratar de dois deles: a continentalidade e a maritimidade.

Estes influenciam de forma abrangente o clima determinando, inclusive, a umidade e a variação da temperatura e estão diretamente relacionados com a proximidade ou a distância de um local das grandes massas de água, ou seja, dos mares e oceanos.

Graças a esses dois determinantes, além de outros, os invernos são mais rigorosos no hemisfério norte, quando comparado ao hemisfério sul, determinando a amplitude térmica desses locais.

Continentalidade e maritimidade

Foto: Reprodução

O que é amplitude térmica?

Antes de mais nada, vamos definir de forma rápida o que é amplitude térmica para que os conceitos a seguir sejam melhor compreendidos.

Quando vamos olhar a previsão do tempo, sempre podemos observar a “máxima” e a “mínima” do dia. Isso refere-se às temperaturas que o dia pode chegar em determinada região.

Por exemplo, se você viu no jornal que em sua cidade a mínima era de 10°C e a máxima de 25°C, temos uma amplitude térmica de 15°C durante o dia, sendo uma alta amplitude. Mas se pegamos uma cidade em que a mínima é de 21°C e a máxima de 24°C, podemos dizer que a amplitude térmica é baixa. Percebe-se que a amplitude é a diferença entre a máxima temperatura e a mínima.

O que é continentalidade?

A continentalidade será determinada pela distância de determinada região dos oceanos ou mares: quanto mais distante a cidade ou estado estiver do mar, menos umidade terá, assim como o índice pluviométrico, ou seja, a quantidade de chuvas.

No interior, por exemplo, onde a distância do mar é um pouco maior, ocorrem variações maiores da temperatura durante o dia. Isso acontece por um fator muito simples: a terra perde o seu calor muito mais rápido do que a água.

O que é maritimidade?

Agora que entendemos a continentalidade, fica a dúvida: se ela se refere à distância da região para o mar, o que é maritimidade?

Essa refere-se às regiões que têm proximidade com oceanos e mares, sendo fortemente influenciadas por esse fator. A umidade do ar será maior quando a região for mais próxima do oceano, assim como o índice pluviométrico.

Além disso, será menor a variação de temperaturas durante o dia, e entre inverno e verão. A água demora para perder calor, quando comparada à terra, retendo calor durante à noite. Isso evita que a temperatura diminua demais durante a noite.

Veja mais!