Geografia

O continente africano

O continente africano é o terceiro maior em extensão territorial e o segundo em população total. No entanto, são reconhecidos seis continentes no planeta Terra, sendo eles: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

A África é um continente muito interessante, e vale a pena conhecer mais sobre ele. Nesse artigo, você aprenderá sobre a localização do continente africano, as principais características físicas desse continente, quais os países que o formam. Além de aspectos sociais, como religião, cultura e a economia da África.

Características do continente africano: Localização e limites

O continente africano é um dos seis continentes terrestres, sendo o terceiro maior em extensão territorial dentre eles.

Sol com silhuetas de girafas

África Saariana e África Subsaariana são as duas divisões do continente africano (Foto: depositphotos)

Ao norte, a África é delimitada pelo Mar Mediterrâneo, a leste pelo Mar Vermelho e também pelo Oceano Índico, ao sul ele é delimitado pelo encontro entre as águas dos oceanos [1] Índico e Atlântico e ao oeste é delimitado pelo Oceano Atlântico.

Durante um tempo, o continente africano esteve ligado ao continente asiático por uma faixa de terras, chamada de Istmo de Suez. No entanto, no século XIX, visando facilitar os deslocamentos comerciais entre os mares Mediterrâneo e Vermelho, criou-se um canal denominado de Canal de Suez (1869), possibilitando a navegação por meio do Mar Mediterrâneo.

Mapa: Veja a localização do continente africano e dos demais continentes, bem como dos oceanos que o limitam:

Quais são países do continente africano?

Ao todo, são 54 países que constituem o continente africano. A África é dividida em suas partes: África Saariana e África Subsaariana. A maioria dos países africanos se localiza na África Subsaariana, sendo eles:

Já da África Saariana fazem parte:

Dentre os países africanos, o maior deles é a Argélia, com uma extensão de 2.381.740 km². Esse é seguido da África do Sul, oficialmente República da África do Sul, com uma extensão de 1.220.000 quilômetros quadrados. Já o menor país do continente africano é o Seychelles com cerca de 455 quilômetros quadrados de extensão.

Veja no mapa político da África como estão distribuídos os países, bem como seus tamanhos:

Características físicas do continente africano

Entre as características físicas podemos destacar o relevo, vegetação [3], clima e hidrografia. Confira a seguir informações mais detalhadas a respeito desses tópicos:

Relevo

O relevo da África é formado por extensas áreas de planaltos, os quais são cortados por rios caudalosos (com intenso movimento das águas). Esses rios formam as chamadas planícies fluviais, pois vão marcando o relevo por onde passam.

Também há na África regiões bastante áridas, os chamados desertos [4]. Além disso, nos planaltos estão localizados os pontos de elevada altitude, como as formações montanhosas do Kilimanjaro (5.895 metros) e os montes Ruwenzori (5.109 metros) e Quênia (5.199 metros).

Vegetação

A vegetação africana sofre variações em conformidade com a latitude, o relevo, o clima e a ocupação de cada local. São formações vegetais da África: a Floresta Equatorial, as Savanas, as Estepes, a Vegetação desértica, a Vegetação Mediterrânea e ainda a Vegetação de Altitude.

A África tem a maior parte do seu território na zona climática intertropical, portanto, a vegetação é adaptada ao clima.

Clima

A maior parte do território africano está localizada na zona climática intertropical, ou seja, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Com isso, o clima predominante é quente.

No entanto, o clima sofre variações nas áreas mais elevadas, onde um clima de altitude é destaque. Nas regiões desérticas, há um clima bastante quente, com variação térmica diária grande entre o dia e a noite.

Hidrografia/Oceanos

Na África está localizado um dos mais extensos rios do mundo, o Rio Nilo, que é também o rio mais importante do continente. Outros rios importantes são o Congo e o Zambézia.

Os oceanos que banham terras africanas são o Oceano Atlântico na porção Oeste e o Oceano Índico na porção Leste do território.

Aspectos sociais do continente

Para entender um continente é importante saber sobre as características que formam o povo dessa localidade. Por isso, aspectos como idioma, religião, população, cultura, economia, turismo e política são abordados a seguir:

Idioma e religião

Na África, existem vários idiomas utilizados pelos grupos populacionais. Isso ocorre porque há muitas etnias no continente. Só na África do Sul, existem 11 idiomas oficiais, fora os dialetos que são ainda usados.

Na região da África Mediterrânea, destaca-se o idioma árabe. Já em boa parte dos países da África Subsaariana, destacam-se línguas derivadas do banto (um grupo etnolinguístico localizado principalmente na África).

Já nos países de maior dinâmica, como os grandes centros urbanos, é comum o uso do inglês, do francês, do espanhol e do português. Ainda assim, a predominância é de dialetos variados em toda África.

São muitas as religiões praticadas no continente africano, com destaque para o Cristianismo e o Islamismo. Além disso, são inúmeras as religiões tradicionais de grupos étnicos que vivem no continente. Destacam-se ainda o Candomblé e a Umbanda, dentre muitas outras.

População e Cultura

A África concentra o segundo maior contingente populacional do mundo, ficando atrás apenas da Ásia [5]. São mais de 1,2 bilhão de pessoas vivendo no continente.

Apesar disso, há uma distribuição bastante desigual da população pelo território, especialmente porque as áreas desérticas ou montanhosas são pouco habitadas.

Assim como em relação ao idioma e as religiões, no continente africano há uma enorme diversidade cultural, isso porque são muitos os grupos étnicos naquele continente.

É importante destacar que a cultura africana influenciou o Brasil [6]. Muito da religião, da arte, das danças e da culinária dos africanos foi trazido ao Brasil durante o período da escravidão.

Economia e Turismo

Há na África países de economia industrial, como é o caso da África do Sul, que é o país mais desenvolvido economicamente do continente.

Mas a predominância é de países de economia de base primária, predominantemente agrária. Há ainda países cuja base da economia está nas atividades de mineração.

O turismo no continente africano é bem variado, desde passeios para conhecer as belezas naturais do continente, até os templos e as antigas pirâmides. São comuns ainda os safaris e as praias.

Política

Cada um dos países africanos possui sua especificidade política. De modo geral, os países africanos conquistaram sua independência recentemente, e são instáveis politicamente. Existem no continente africano regimes ditatoriais e democracias fracas, além de monarquias.

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.