Publicado por Anna de Cássia

O Brasil se localiza em um continente chamado América. Este continente é formado por uma porção de terras enorme, e é banhado pelo oceano pacífico a Oeste e pelo oceano atlântico a leste. O continente americano é tão grande que ele se localiza tanto no hemisfério norte quando no hemisfério sul do planeta Terra.

Continente americano

Foto: Reprodução

Qual o tamanho do continente americano?

Ele chega a ser o segundo maior continente do mundo, perdendo apenas para Ásia que fica em primeiro lugar. Ao total, a américa possui um território de 42.594.000 km², e dentro de tanto espaço fica uma população de quase 1 bilhão de pessoas. Existe no continente americano 36 países e 16 colônias.

Surgimento da América

O continente americano é considerado por muitos o “Novo Mundo”, pois demorou-se vários séculos para que nossas terras fossem descobertas pelos europeus e colonizadas. Porém, de novo a américa só tem esse apelido.

Do ponto de vista geológico, o continente americano é tão velho quanto o continente europeu e africado – que são os primeiros continentes habitados. Isso se dá por que muito antigamente a América, a Europa e a África eram grudados, formando um grande continente chamado pangeia. E ai com o passar dos anos as placas tectônicas foram se movendo e separando os três continentes que nós conhecemos hoje.

Países que compõem o continente americano

O continente americano é dividido em três partes:

  • América do Norte
  • América Central
  • América do Sul

A América do Norte é formada apenas por três grandes países: Canadá, Estados Unidos e México. A América do Sul possui doze países, sendo que um deles, o Brasil, ocupa quase todo o território. Os demais países são Chile, Argentina, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Equador, Peru, Guiana e Suriname.

A América Central é um lugar de praias muito belas conhecidas como Caribe. São ao todo vinte países bem pequenos: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

Relevo do continente americano

A América apresenta duas grandes cadeias de montanhas como principal característica do seu relevo. Ao Norte tem as Montanhas Rochosas, e ao Sul tem a Cordilheira dos Andes. As duas cadeias de montanhas se localizam na parte oeste do continente, que é aonde há maior atrito de placas tectônicas.

Veja mais!