Publicado por Débora Silva

Imagine-se em uma viagem. Uma coisa muito importante quando você vai a um lugar desconhecido, seja na cidade, campo ou montanha, é a sua localização, certo? Existem objetos, como a bússola, e outros mecanismos que foram criados para nos ajudar a saber a nossa localização. Você já viu uma bússola? Sabe o que é a rosa dos ventos? Vamos aprender mais sobre as coordenadas de localização.

Coordenadas de localização

Foto: Reprodução

Os principais pontos de localização

Os principais pontos de localização são os chamados “pontos cardeais”: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). Os pontos cardeais dão uma direção, um sentido, mas, sozinhos, não dão a localização exata de um ponto na superfície terrestre, porque é um instrumento para trabalhar em pequenas distâncias.

Existem também os pontos colaterais: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudoeste (SO) e Sudeste (SE).

O Nordeste (NE) está localizado entre o Norte e o Leste; o Noroeste (NO) entre o Norte e o Oeste; o Sudoeste (SO) entre o Oeste e o Sul; o Sudeste (SE) entre o Sul e o Leste.

As coordenadas geográficas

Como já foi dito, a rosa dos ventos (pontos cardeais e colaterais) nos dão um sentido, uma direção, mas não o ponto exato da localização.

Para saber a localização exata de qualquer ponto da superfície terrestre, como uma cidade, ilha etc., utilizamos as coordenadas geográficas. Estas coordenadas são baseadas em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre: os paralelos e os meridianos.

Os paralelos são linhas paralelas ao Equador; os meridianos são linhas semicirculares, linhas de 180º que vão do Polo Norte ao Polo Sul e se cruzam com os paralelos. O meridiano de Greenwich, que passa pela região da cidade de Londres, na Inglaterra, é o meridiano principal, sendo a referência dos fusos horários.

As coordenadas geográficas foram estabelecidas a partir dos paralelos e meridianos.

Como posso me localizar?

Lembra da viagem que comentamos no início do texto? Como você faria para descobrir a direção na qual você se encontra?

Se você tiver uma bússola, lembre-se sempre de que este objeto funciona com a região Norte como referência. E no caso de não tiver uma bússola em mãos? Mesmo sem o objeto, todos podem se localizar através da rosa dos ventos, com os seguintes passos:

1)      Aponte a sua mão direita para a posição em que o sol nasce (Leste).

2)      Aponte a sua mão esquerda para a posição em que o sol se põe (Oeste).

Dessa maneira, o seu rosto apontará para a região Norte e as suas costas, para a posição Sul.

Veja mais!