Publicado por Tailane Paulino

Nesse texto vamos tratar sobre as cores do arco-íris, quantas são e quais seus significados. Veja também explicações sobre o fenômeno e algumas curiosidades a respeito dele. Veja a seguir!

Antes de mais nada é preciso saber que o arco colorido que vemos no céu é um fenômeno natural que necessita de condições bem específicas para acontecer. Dessa forma, é mais comum de ser visto quando está chovendo e fazendo sol ao mesmo tempo. Além disso, existem maiores chances de um arco-íris se formar durante a manhã ou final da tarde.

Isso acontece porque as chances do sol bater nas gotas de água são maiores durante estes horários. Confira no post mais curiosidades sobre o fenômeno colorido.

Quais as cores do arco-íris?

As cores que vemos refletidas no céu durante o fenômeno óptico do arco-íris são sete. Essas cores mudam de acordo com a altura em que as gotas de água se encontram, que acabam refletindo a luz em angulações diferentes.

Arco-íris duplo

Esse fenômeno é mais comum de ser visto quando está chovendo e fazendo sol ao mesmo tempo (Foto: depositphotos)

Essas cores são o vermelho, que sempre aparece no ponto mais alto do arco. Logo depois vemos o laranja e o amarelo. O que acontece é que por não haver uma divisão clara entre as cores, algumas vezes as cores laranja e vermelho aparentam ser apenas uma.

Em seguida temos a cor verde e logo depois o azul claro. O arco-íris também reflete a cor índigo, que também é chamada de anil. Essa cor é um azul mais escuro, quase próximo ao violeta, que é a última cor que pode ser vista.

Essas cores fazem parte do espectro de luz visível. Ou seja, elas são as que formam a luz solar que nós podemos ver normalmente. Só para exemplificar, a luz branca também é formada pelos infravermelho e ultravioleta. Contudo elas não são visíveis ao olho humano.

Quantas cores vemos?

No total podem ser observadas sete cores nos arco-íris. Contudo, na maioria das vezes conseguimos distinguir apenas cinco ou seis.

Isso acontece por causa da intensidade em que vemos as cores refletidas e também ao fato de não haver uma divisão clara entre elas. Sendo assim, dependendo do local em que se observa o arco-íris, as cores podem ser mais vivas.

Quando isso acontece, é possível distinguir quase todas facilmente. Com a diferença entre o vermelho e o laranja, que geralmente parecem ser uma cor única.

Contudo quando o arco está mais apagado, por causa do ângulo em que a refração da luz é vista, as cores aparentam ser mais suaves. Com isso, fica difícil conseguir perceber com clareza onde cada uma começa e termina.

Veja também: Por que o céu é azul?

Em que ordem elas aparecem?

As cores do arco-íris sempre aparecem seguindo uma ordem. Ela é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Isso acontece por causa da frequência em que essa luz pode ser vista. Só para exemplificar, o vermelho geralmente é sempre a cor que é vista primeiro, portanto mais longe do solo.

Isso se dá porque o comprimento dessa frequência em que o vermelho pode ser visto é maior que o de todas as outras cores. Assim, ele aparece refletido nas gotas de água que estão mais altas. No caso do violeta acontece o efeito contrário, já que as ondas de luz são mais curtas.  

Uma dica para sempre lembrar a ordem das cores do arco-íris é montar tudo em uma frase. Sendo assim elas ficamvermelho la vai violeta. Com as letras do meio da frase representando cada uma das cores. Ou seja, laranja, amarelo, verde, azul e índigo.

Pode ocorrer ainda de aparecer um outro arco-íris, mas claro, paralelo ao primeiro. Esse fenômeno é bem raro e geralmente o segundo arco estará com as cores invertidas. Isso acontece quando ocorre uma refração dupla, então as gotas de água funcionam como um espelho. Sendo assim, elas refletem uma outra ilusão óptica no céu.

Significado das cores

Cada cor do arco-íris é cercada de vários significados diferentes. Esses significados variam entre todas elas e são bastante influentes na vida das pessoas que acreditam neles. Por causa disso é interessante saber o que cada uma das cores vistas no céu querem dizer.

Arco-íris com cores marcadas

O arco-íris possui sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índico e roxo (Foto: depositphotos)

O vermelho quer dizer coragem, mas também é usado para representar o amor e a paixão. Dessa maneira, essa cor é associada a capacidade de dar energia e saúde.

Já o laranja significa prosperidade, comunicação e a cordialidade. Ela representa a criatividade, otimismo e confiança. Uma outra representação para a cor laranja é a de que ela tem capacidades de estimular mudanças.

No caso da cor amarela ela é usada para representar alegria de viver, luz e jovialidade.

O verde representa a esperança, a paz de espírito, a confiança e o equilíbrio entre tudo.

A cor azul representa calma mental, harmonia e autoridade. Isso se deve ao fato dela ser uma cor fria e que é geralmente associada à frieza ou calmaria.

índigo, que é um azul mais profundo, significa sinceridade, respeito e individualidade.

a cor violeta está ligada a espiritualidade.

Vale destacar que as cores quentes sempre estão mais relacionadas aos fatores externos ou que são relacionados a outras pessoas. As cores quentes simbolizam a alegria e estão relacionadas a criatividade.

Enquanto isso as cores frias representam mais emoções pessoais, que servem para demonstrar como as pessoas são em seu íntimo. Elas também representam a calma e estão mais ligadas a pessoas introvertidas e organizadas.

Veja tambémConheça as cores primárias e por que recebem esse nome

O que é um arco-íris?

Um arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico, que acontece de forma natural. Como ele é um fenômeno óptico, as cores que nós vemos no céu não passam de uma ilusão de ótica.

Dessa forma, elas não estão lá de verdade. Isso acontece porque a luz branca é formada por um espectro com a mistura de todas as cores. Quando ela passa pelas gotículas de água que estão suspensas no ar, essa luz se separa em sete cores diferentes.

O que vemos no céu é uma ilusão de óptica refletida nas milhares de gotículas de água que estão suspensas. Por isso eles geralmente são formados logo após as chuvas, quando as nuvens se dispersam e o Sol aparece.

O nome arco-íris foi dado em homenagem à deusa grega Íris. Segundo as lendas, ela era um arauto, ou seja, uma pessoa que levava todas as notícias ao restante dos deuses. Naquela época, se acreditava que Íris voava pelos céus com seus sapatos mágicos e deles saíam um rastro colorido.

Daí nasceu o nome arco de íris ou arco-íris, como conhecemos atualmente.

Uma curiosidade é que poucas pessoas conseguem ver todas as cores do arco-íris. A maioria delas consegue apenas diferenciar cinco ou seis delas. Isso acontece por causa da intensidade das cores e pelo fato de não haver nenhuma divisão clara entre elas.

Contudo, é possível conseguir ver as cores do arco-íris de forma mais nítida, mas para isso é necessário estar na angulação perfeita em relação aos raios de luz. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é necessário estar em exatos 40º em relação aos raios solares. Desse modo, é possível então enxergar as cores de forma perfeita.

Como ele se forma?

Para que o arco-íris consiga se formar é necessário que as condições climáticas estejam perfeitas. Por isso que não é tão comum vê-los colorindo os céus por aí.

Para isso acontecer é preciso que tenha um número suficiente de gotículas de águas suspensas na atmosfera. Isso acontece porque as cores só conseguem se separar da luz do sol após passar pelo processo de refração. Sendo assim, refletida nas próprias gotas de água.

Desse modo, os arco-íris são mais comuns de serem vistos logo após uma forte chuva, assim que o sol aparece. Já que ainda existem gotas de água suspensas na atmosfera.

Outra condição favorável ocorre quando está chovendo bem fraco e alguns raios de sol passam pelas nuvens. Assim, eles atravessam as gotas de água e a ilusão de óptica se forma no céu.

Para que ocorra uma refração da luz perfeita é necessário também que os raios de sol atravessem as gotículas em determinados ângulos. Isso acontece principalmente aos 42º. Por isso os arco-íris são geralmente vistos no começo da manhã ou final da tarde. Quando o sol está subindo ou descendo no horizonte.

Uma curiosidade é que também é possível que os arco-íris se formem com a luz da lua. Isso é um pouco mais raro, mas é possível vê-los em algumas cachoeiras ou como um círculo completo ao redor da lua.

No entanto isso ocorre apenas quando a luz está forte o suficiente para iluminar com clareza as gotículas de água. Quando ele aparece ao redor do astro é porque pequenos cristais de gelo, que ficam em grandes altitudes estão funcionando como um prisma. Fazendo então, com que a luz branca se separe em várias cores.

Por que ele forma um arco?

Já sabemos que as cores do arco-íris são ilusões de óptica causada pela refração da luz branca, que é uma mistura de todas as cores. No entanto, por que ele forma um arco no céu?

Para responder essa pergunta é preciso entender que a luz, e as diferentes cores dela, se apresentam em várias frequências. Essas frequências são o que determinam quais cores são visíveis e quais não são.

Uma curiosidade é que a refração da luz que as gotículas de água fazem, pode formar um círculo completo.

No entanto vemos apenas um arco por causa da linha do horizonte. É possível ver o círculo de cores completos em algumas situações, como viagens de avião ou saltos de paraquedas.

Histórias sobre o arco-íris

Durante muito tempo as pessoas não sabiam como exatamente os arco-íris se formavam. Por este motivo criaram histórias que foram passadas por gerações.

Essas histórias atribuíam às cores do arco-íris aos deuses e outros seres mágicos, sempre com explicações místicas para o porque do arco colorido surgir em determinados dias.

Veja também: Por que o hidrocor seca quando o deixamos sem tampa?

Para este artigo separamos três dessas histórias antigas. Confira aqui.

Arco-íris com pote de ouro no final

Uma lenda diz que existe um pote de ouro no fim de cada arco-íris (Foto: depositphotos)

Lenda do pote de ouro no fim do arco-íris

Uma lenda muito conhecida em todo o mundo é a de que existe um pote de ouro no final do arco-íris. Essa lenda é de origem irlandesa, onde se acreditava que os leprechauns guardavam seu ouro no final do arco.

Eles são pequenos homens que sempre estão vestidos de verde e representam a boa sorte. Se acreditava que eles podiam fazer qualquer tipo de sapato e quem achasse o pote de ouro podia ficar com eles ou tinha direito a um pedido.

Arco íris na Bíblia  

Na cultura judaico-cristã, o arco-íris é tido como uma representação da aliança entre Deus e os homens. Ele foi descrito pela primeira vez no livro de gêneses, logo após as águas do dilúvio terem diminuído.

Sendo assim, ele iria aparecer depois das chuvas para lembrar aos homens que a terra nunca mais seria coberta pela água.

Para os povos do continente africano

Essa lenda veio para o Brasil trazida pelo povo iorubá, que é um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, na África. Aqui o arco-íris é usado para representar Oxumarê, que é quem define os círculos da vida.

Sendo assim, o arco-íris representa a continuidade e permanência das coisas, mas também de dirigir tudo o que favorece o movimento.

Como fazer um arco-íris em casa?

Existe toda uma explicação científica para o porquê das cores do arco-íris serem formadas no céu. A boa notícia é que este fenômeno pode ser replicado em casa e com poucos materiais.

Para fazer o próprio arco-íris será necessário uma mangueira, preferencialmente aquelas que possuem um esguicho, água e bastante sol. O ideal é que essa experiência seja realizada pela manhã ou no final da tarde, por causa do ângulo que a luz do sol chega até o solo.

Veja também20 desenhos para colorir famosos

Com isso em mãos é preciso apenas jogar o esguicho de água em direção a luz. O ideal é que as gotas não sejam muito grandes, para que o arco-íris fique mais visível. Pode ser necessário mover o jato de água até encontrar a posição perfeita para a formação do fenômeno. Quando isso acontecer ele deve ser bem visível durante o tempo em que a luz estiver naquele local.

Veja mais!