Publicado por Débora Silva

O esqueleto humano tem como principal função proteger determinados órgãos vitais, como o encéfalo, o crânio, os pulmões e o coração, além de sustentar o organismo e auxiliar os movimentos do corpo. Pode ser dividido em duas grandes partes: o esqueleto axial e o apendicular, formado pelos membros.

Ossos dos membros superiores

Os membros superiores são compostos pelo braço, antebraço, pulso e mão. O braço possui apenas um osso: o úmero, que se une à escápula em uma cavidade denominada glenoide. O úmero é o maior osso do membro superior, apresentando uma lisa cabeça esférica e, em uma de suas extremidades, se liga à ulna, o osso mais longo do antebraço e que se localiza na parte interna do antebraço.

O antebraço é formado por dois ossos: o rádio e a ulna (cúbito). Juntos, o rádio e a ulna foram o esqueleto do antebraço.

corpo-humano-conheca-os-ossos-dos-membros-superiores-e-inferiores

Foto: depositphotos

A mão é composta pelos ossos do carpo, do metacarpo e do dedo. O carpo é formado por oito ossos dispostos em duas fileiras. Na fileira proximal, estão os ossos escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme; na distal, encontramos os ossos trapézio, trapezoide, capitato e hamato. Essa porção do esqueleto localiza-se entre o antebraço e a mão.

O metacarpo, porção de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos, apresenta cinco ossos longos, numerados de I a V a partir do polegar. Cada mão possui 14 falanges, divididas em distais, médias e proximais. No polegar são duas: proximal e distal.

Ossos dos membros inferiores

Os membros inferiores são formados por 62 ossos, que são fundamentais para a locomoção, equilíbrio e sustentação do corpo. Os ossos dos membros inferiores são maiores e mais compactos. São compostos por coxa, perna, tornozelo e pé.

A coxa apresenta um único osso: o fêmur, maior e mais resistente osso do corpo humano. A perna é formada por dois ossos: a tíbia, osso mais interno; e a fíbula (perônio), osso localizado ao lado da tíbia.

Já o pé é composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. Os ossos do tarso são pequenos e formam um grupo de sete ossos; os metatársicos são um grupo formado por cinco longos ossos; e, por fim, encontramos as falanges dos pés, grupo formado por 14 ossos longos. A cintura pélvica, ou bacia, liga os membros inferiores ao tronco.

Veja mais!