Publicado por Débora Silva

Imagine que a sua mãe preparou uma vitamina para você que contém os seguintes ingredientes: maçã, mamão, banana e leite. Você sabe que a maçã vem da macieira; o mamão, do mamoeiro; a banana, da bananeira; mas, e o leite? E aquela caixinha de leite dentro da geladeira da sua casa, como foi parar ali?

Para chegar até a caixinha na geladeira da sua casa, o leite fez uma longa viagem, que tem início na fazenda, onde vivem as vacas leiteiras.

A origem do leite

O leite das mamães é a primeira refeição de muitos mamíferos, incluindo nós, seres humanos. A diferença é que nós continuamos bebendo leite mesmo depois de desmamar, graças à produção das vacas. Para que uma vaca dê leite, ela deve ter um bezerrinho para alimentar.

Todos os alimentos consumidos pela vaca – o capim, a ração e a água – ajudam na produção do leite, que contém nutrientes como as proteínas, vitaminas, gorduras e minerais como o cálcio. As vacas chegam a beber até 150 litros de água por dia, e o leite é formado por quase 90% deste líquido.

De onde vem o leite?

Foto: Pixabay

O momento em que o leite é retirado da vaquinha é chamado de ordenha, que pode ser manual ou mecânica. No caso dos leites industrializados, que são vendidos em supermercados e que está dentro da sua geladeira, ocorreu a ordenha mecânica, com a utilização da ordenhadeira. Esta máquina é colocada nas mamas de várias vaquinhas ao mesmo tempo, o que garante mais higiene e evita a contaminação do leite. A bebida é retirada por mangueiras, recolhida e transportada em caminhões para uma usina.

Na usina acontece a pasteurização, que é uma técnica para acabar com os micro-organismos que podem azedar o leite. As máquinas da usina esquentam o leite e depois o resfriam rapidamente, o que mata as bactérias e mantém o leite nutritivo e saboroso.

Após o processo de pasteurização, o leite é encaminhado para os tanques, onde começa a produção dos diversos tipos de leite, como o integral, desnatado e longa vida. Vale lembrar que é do leite que vem o iogurte, a manteiga, os queijos e outros alimentos.

Depois de pronto, o leite é embalado e transportado para os supermercados e outros comércios, até chegar à geladeira da sua casa.

Veja mais!