Publicado por Priscila Melo

Em nosso dia a dia estamos sempre convivendo com a matemática, e os décimos, centésimos e milésimos fazem parte dela.  São nomenclaturas utilizadas nos números para indicar uma parte pequena de algo. E mesmo por ser pequena, não significa que não seja importante. Uma corrida de carros, por exemplo, pode ser decidida por milésimos de segundos, ou seja, em um tempo bem menor que um segundo, e se eles não existissem como é que poderíamos identificar um ganhador?

Décimos, centésimos e milésimos

Foto: Reprodução

Na matemática cada número possui um tipo de classificação e nomenclatura de acordo com a sua posição, antes ou depois da vírgula. Nós utilizamos muito nas contas os décimos, centésimos e milésimos. Utilizamos essas classificações principalmente nas frações, onde o número nunca é inteiro.

As posições dos números

Os números podem ser classificados como inteiros ou decimais, e ocupam uma ordem:

  • Números inteiros: Centenas, dezenas e unidades.
  • Números decimais: Décimos, centésimos, milésimos, décimos milésimos, centésimos milésimos e milionésimos.

Cada uma dessas classificações vai de acordo com a posição do numeral. Os números decimais ficam após a vírgula, ou seja, nunca são números totalmente inteiros.

A leitura dos números decimais

CentenasDezenasUnidadesDécimosCentésimosMilésimosDécimos milésimosCentésimos milésimosMilionésimos
Partes inteirasPartes decimais

Para fazer a leitura dos números decimais é preciso saber em quais casas eles estão. Veja abaixo a leitura de acordo com a quantidade de casas. A ilustração abaixo irá esclarecer melhor essa questão das casas decimais, observe:

Perceba que existem quadros azuis e verdes, os azuis estão representando os números antes da vírgula, enquanto os verdes, os números depois da vírgula, as chamadas casas decimais. E em cada quadro tem escrito a nomenclatura para aquele determinado número. Ou seja, recebe o nome de décimo o primeiro número após a vírgula, de centésimo o segundo, milésimo o terceiro e assim sucessivamente. Vejamos alguns exemplos de como se lê os números decimais:

1,5 Lê-se da seguinte forma: um inteiro e 5 décimos

4,68 Lê-se da seguinte forma: 4 inteiros e sessenta e oito centésimos

1,119 Lê-se da seguinte forma: um inteiro e cento e dezenove milésimos

Quando não há valor inteiro, então se lê apenas os valores decimais. Exemplo:

0,9 Lê-se: nome décimos

0,78 Lê-se: setenta e oito décimos.

Esses valores, (décimos, centésimos e milésimos) estão sempre envolvidos em algum setor de nossas vidas. Quando temos em nossas mãos uma moeda de R$ 0,05 centavos, significa que tenho 5 partes de um real, pois um real é igual a cem centavos.

Em fração teríamos o seguinte:

0,05 cinco centésimos seria o mesmo que

Em imagem seria o seguinte:

 x x x x x     
          
          
          
          
          
          
          
          
          

Esses 5 quadros marcados com x, representam 5 partes de 100.

Veja mais!