Publicado por Anna de Cássia

Democracia é um tipo de governo em que todos os cidadãos elegíveis podem participar da criação e desenvolvimento de leis, seja de forma direta, ou indireta – que é através de um representante que é eleito pelo povo.

Ou seja, a população vai votar no candidato que acredita melhor representar a vontade do povo brasileiro, e este político irá administrar o país e as leis de acordo com os pedidos da população, e também com o que ele prometeu fazer se fosse eleito.

Democracia no Brasil

Foto: Reprodução

Quando o Brasil virou um país democrático?

O Brasil aderiu à democracia como modelo político assim que foi proclamada a república, no dia 15 de novembro de 1889. Permaneceu como um país democrático por vários anos, até que em 1964 iniciou a Ditadura Militar no Brasil, um regime que colocava a baixo a democracia e fazia com que os governantes do país e as leis fossem escolhidas pelos militares, e não pela população.

Em 1985 a ditadura militar chegou ao fim, e quando José Sarney assumiu a presidência do país, a democracia voltou a ser instaurada e os cidadãos tiveram sua liberdade de volta e o direito de participar das escolhas políticas e legislativas do país. Esse período ficou conhecido como Nova República.

Como ficou a democracia depois da ditadura?

O exercício da democracia ficou bastante abalado durante a ditadura, e foi um pouco difícil voltar ao normal depois que esse período terminou. Para começar, foi preciso criar uma nova constituição, com novas leis para reger o país, pois as leis da ditadura tiravam do cidadão toda a liberdade que é fornecida pela democracia.

Entrou em vigor em 1988 a nova constituição, com leis verdadeiramente democráticas, que é a constituição utilizada até hoje no Brasil. Depois dessa constituição houveram várias mudanças no país, principalmente políticas.

Uma das mudanças foi em relação aos partidos políticos. Durante a ditadura eram permitidos apenas dois partidos, e não se podia fundar novos partidos com ideologias e pensamentos diferentes do que os militares desejassem. Isso limitava a população, não permitia que eles tivessem representantes que realmente ouvisse o que o povo deseja.

Isso mudou quando, depois da ditadura, foi permitido que outros partidos fossem criados, cada partido político com ideias diferentes, e cada pessoa escolhe quais ideias se identifica mais para saber em qual partido votar no dia das eleições. Dar um voto consciente é a melhor maneira de exercer a democracia e colaborar para que o Brasil se torne um país melhor.

Veja mais!