Por Prof. Luana Polon em 22/10/2015 (atualização: 28/05/2020)

O ramo do conhecimento que estuda a população chama-se demografia, e o profissional da área é o demógrafo. A palavra tem origem no grego: dêmos/população, graphein/estudo.

A demografia é importante porque estuda as dinâmicas populacionais. Ao entender o perfil da população, é possível estabelecer políticas públicas direcionadas às necessidades e à realidade de cada população, sendo fundamental para verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma.

Mapa com habitantes

Demografia é o estudo da população e seus aspectos (Foto: depositphotos)

Alguns conceitos são muito importantes, como: o próprio conceito de população; população absoluta; população relativa; povoado; populoso; taxa de natalidade; taxa de mortalidade; taxa de mortalidade infantil; crescimento vegetativo; taxa de fecundidade; expectativa de vida; dentre muitos outros.

O que é demografia?

Demografia é a área da ciência que estuda a população, ou seja, o conjunto de pessoas que habitam um determinado local.

Ela tem como base as análises sobre as dinâmicas populacionais, sobretudo em aspectos quantitativos.

Com os dados coletados, teorias e análises qualitativas se fazem possíveis, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Demografia no Brasil

Censo Demográfico

Para realização do Censo Demográfico, os recenseadores coletam os dados sobre os moradores de cada residência (Foto: depositphotos)

Existem vários institutos que pesquisam a demografia brasileira, mas o mais importante é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O IBGE realiza o Censo Demográfico, também chamado de Recenseamento Demográfico, que é o estudo estatístico da população. Em circunstâncias típicas o Censo acontece a cada dez anos, quando são coletados os dados sobre a população.

O Censo Demográfico de 2010, último realizado no Brasil, tem suas informações disponíveis no site do IBGE.

Importância da demografia

Os estudos da demografia são muito importantes, pois fornecem os dados necessários para que sejam criadas as políticas públicas que atenderão às necessidades da população.

Estes dados também ajudam a compreender como uma população está estruturada: Qual a população total de um local? Qual a faixa etária dessa população? Essa população tem mais homens ou mais mulheres? Quantas pessoas possuem algum tipo de deficiência? Qual a porcentagem de pessoas desempregadas? Qual o nível de escolaridade da população?

Principais dados demográficos

Pirâmide etária

A pirâmide etária mostra a divisão entre homens e mulheres num período de tempo e suas faixas etárias (Imagem: Reprodução | IBGE)

Os principais dados demográficos são:

  • Crescimento vegetativo: é o índice de diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado lugar.
  • Taxa de natalidade: é a taxa de nascimentos por mil habitantes no período de um ano.
  • Taxa de mortalidade: é a taxa de óbitos anuais por mil habitantes.
  • Taxa de mortalidade infantil: é a taxa de falecimentos entre crianças até o primeiro ano de vida para cada mil habitantes.
  • Taxa de fecundidade: é uma taxa estimativa sobre a quantidade média de filhos que uma mulher poderia ter até o final do seu período reprodutivo.
  • Expectativa de vida: é um índice também chamado de esperança de vida ao nascer e representa uma expectativa sobre a quantidade de anos que um recém nascido pode viver com base na média da idade da população atual.

O que é Taxa de Demografia?

A Taxa de Demografia pode ser considerada como a quantidade de população existente em um dado local. Essa população pode ser absoluta ou relativa.

Taxa de População Absoluta

Os índices da população absoluta representam a população de um local. Por exemplo: a população absoluta mundial é de 7,7 bilhões de pessoas; a população absoluta brasileira é de 211 milhões de habitantes.

Taxa de População Relativa

Mapa luzes

A distribuição irregular das luzes pelo globo terrestre mostra a desigualdade da ocupação populacional (Foto: depositphotos)

Os índices de população relativa representam a população de um dado local em comparação a extensão territorial deste. Este é o índice de densidade demográfica. Por exemplo: a população relativa brasileira é de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado de território.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Demografia é uma área da ciência que estuda a população e suas dinâmicas.
  • População é o conjunto de pessoas que habitam um determinado local.
  • Existem importantes dados obtidos a partir dos estudos de demografia, como: taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, crescimento vegetativo, taxa de fecundidade e expectativa de vida ao nascer.
  • As taxas de demografia podem ser absolutas, quando se soma o total de população de um determinado local.
  • As taxas de demografia podem ser relativas, quando se compara o total de população de um determinado local com a extensão do território.
  • Os estudos de demografia são importantes para que os dados gerados possam ser utilizados para criação de políticas públicas que atendam às necessidades da população.

Exercícios resolvidos

1) Qual o objeto de estudo da demografia?
R: A população e suas dinâmicas.
2) Por que os estudos de demografia são importantes?
R: Porque fornecem os dados necessários para a criação e implementação de políticas públicas, baseadas nas necessidades de cada população, e podem ser de saúde, alimentação, educação etc.
3) Quais as taxas obtidas através dos estudos de demografia?
R: Taxa de crescimento vegetativo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de fecundidade, expectativa de vida ao nascer, taxa de mortalidade infantil, população relativa e absoluta, dentre outras.
4) O que é população absoluta?
R: A quantidade total de população em um determinado local.
5) O que é o crescimento vegetativo?
R: É um índice obtido através dos estudos da demografia, onde se verifica a diferença entre a taxa de mortalidade e de natalidade de um determinado lugar em um período de tempo.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» DAMIANI, A. População e geografia. São Paulo: Editora Contexto, 1998.

» GEORGE, Pierre. Geografia da População. São Paulo, Difel, 1971.

» POLON, Luana Caroline Kunast Polon. Elementos para discussão da População em Geografia. Revista Faz Ciência, Vol. 20, N. 31, Jan/Jun. de 2018 – P. 80-94. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/19395. Acesso em: 22 de maio de 2020.