Publicado por Priscila Melo

Alguma vez você já parou para pensar em como é possível um navio flutuar nas águas dos mares e um simples e pequeno prego afundar na água? Para responder essa pergunta e outras semelhantes temos que saber um pouco mais sobre a densidade. Você sabe o que ela significa? Continue lendo e descubra!

Densidade

Foto: Reprodução

Definição

A densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. Ela existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume.

Um determinado material só pode flutuar sobre outro caso a sua densidade seja menor, se ocorrer o contrário, e um material for mais denso que o outro, ele afundará. Desta forma, podemos afirmar que para que um determinado material flutue na água, não depende do peso, ou seja, da massa, e sim da distribuição dessa massa pelo volume ocupado, em outras palavras, depende da densidade. Quanto maior for o volume desse material, menos denso ele será e consequentemente, flutuará.

A fórmula

A densidade é a massa por unidade de volume de uma substância a uma dada pressão e temperatura, mas o que isso quer dizer? Como podemos calcular a densidade de um determinado material?

A expressão matemática utilizada para calcular a densidade é a seguinte:

Densidade

Foto: Reprodução

A unidade de densidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o quilograma por metro cúbico (kg/m³), porém as unidades mais utilizadas são o grama por centímetro cúbico (g/m³) ou o grama por mililitro (g/mL). Para substâncias gasosas, geralmente é expressa em gramas por litro (g/L).

Exemplos

Veja alguns exemplos para compreender melhor a densidade:

Imagine um pequeno barquinho feito de papel alumínio. Ao colocá-lo sobre a água, o barco irá flutuar, pois a sua massa estará distribuída em um volume grande, o que faz com que a sua densidade seja menor que a da água.

Agora se você pegar esse barquinho e amassá-lo, transformando-o em uma pequena bola de papel alumínio sem deixar ar dentro e colocar ele na água, sabe o que vai acontecer? Se você respondeu que ele vai afundar acertou! Isso acontece porque mesmo possuindo a mesma massa que o barquinho, a distribuição dela é menor. Como a bolinha está amassada, acaba ocupando um volume menor, mas sua massa continua a mesma. Desta forma a pequena bola de papel se torna mais densa que a água, pois sua massa está distribuída em um pequeno volume, o que faz com que ela afunde.

Veja mais!