Por Prof. Larissa Dutra em 26/03/2014 (atualização: 23/11/2020)

O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500, com a chegada dos portugueses no município de Porto Seguro, na Bahia.

Nesse período as coisas mais preciosas no mundo eram as especiarias e o ouro, e era justamente atrás de especiarias que os portugueses estavam.

O principal objetivo deles era chegar até a Índia, onde conseguiriam mais especiarias. Porém acabaram encontrando o Brasil no meio do caminho.

Descobrimento do Brasil: resumo

Comemoramos o dia do descobrimento do Brasil no dia 22 de abril, pois foi nesse dia, no ano de 1500, que os portugueses chegaram por aqui achando que haviam chegado à Índia.

Por causa das Grandes Navegações, que a gente vai entender logo abaixo, a rota escolhida por Pedro Álvares Cabral, o comandante de uma frota exploratória, esbarrou na América, e nesse pedaço que ainda era desconhecido.

Quando chegaram no Brasil, a frota marítima comandada por Pedro Álvares Cabral, inicialmente achou que aqui já eram as índias, e que a rota escolhida era mais curta para o continente asiático.

Mas não demorou muito para entenderem que essas eram terras desconhecidas, povoadas por povos originários, ou indígenas, e que a terra era rica em madeira, principalmente o pau Brasil, metais preciosos, entre outras coisas.

Pedro Álvares Cabral chegando no Brasil

Pedro Álvares Cabral chegando no Brasil (Imagem: freepik)

A partir desse momento, o Brasil passou a ser uma colônia de exploração, onde os europeus só vinham retirar o que queriam e depois voltavam para seus países.

Inicialmente o Brasil foi chamado de Pindorama, um nome que supostamente teria vindo dos povos originários.

Logo depois foi chamado de Ilha de Vera Cruz. Em 1501 foi chamado de Terra Nova, em 1503 de Terra de Santa Cruz, em 1505 de Terra Santa Cruz do Brasil, depois Terra do Brasil e finalmente de Brasil, em 1527.

Para entender mais como os portugueses aportaram em terras brasileiras, vamos acompanhar todos os passos e os fatos históricos que estavam acontecendo naquele momento, como por exemplo, as Grandes Navegações.

As Grandes Navegações

As Grandes navegações, ou a Expansão Marítima, foi um período onde os europeus descobriram diferentes caminhos marítimos para chegar até a Ásia.

Como já mencionado, era na Índia que estavam as especiarias, algo muito valioso na época, pois elas conservavam e também disfarçavam o gosto de apodrecimento dos alimentos, afinal, ainda não existiam maneiras de mantê-los sempre frescos.

Mercado de especiarias na Índia

Mercado de especiarias na Índia (Imagem: Wikimedia Commons)

Enquanto explorava o oceano Atlântico em busca de caminhos mais rápidos para chegar à Índia, Cristóvão Colombo descobriu o continente Americano, mais especificamente no ano de 1492.

Essa foi uma das maiores descobertas vindas das Grandes Navegações, e com isso se espalhou pela Europa que a América, descrita como o “Novo Mundo”, teria grandes quantidades de ouro, prata e pedras preciosas.

Foi por meio dessas grandes navegações e descobertas de novas terras que iniciou-se o processo de colonização das américas e a transição da Idade Média para a Idade Moderna.

O fim da Idade Média

Durante a Idade Média existiam os feudos, e todos com diretrizes próprias, sem um governo centralizado.

Na Idade Moderna começaram a ser formados os países como conhecemos hoje em dia, que são estados unificados com leis e um governo único.

Portugal conseguiu se destacar entre as nações europeias por ser o primeiro Estado a se unificar.

Países como França e Inglaterra ainda estavam em processo de unificação, disputando a dinastia que subiria ao trono, com pequenas revoluções que os desestabilizaram.

Portugal passou por esse mesmo processo, só que muito antes. Com a revolução de Avis e a escolha da coroa portuguesa, outros aspectos que potencializaram o descobrimento do Brasil foram se moldando.

Na época do descobrimento do Brasil, a Europa estava procurando maneiras de sair de uma enorme crise, investindo no comércio e em novos territórios.

Quem descobriu o Brasil antes dos portugueses?

No momento do descobrimento do Brasil pelos portugueses, o mundo todo investia nas navegações que trariam resultados financeiros para os países recém-unificados.

Então acredita-se que os portugueses não foram os primeiros a aportar pelas terras brasileiras, antes teriam chegado os espanhóis, que por muitos motivos não estabeleceram aqui nenhuma colônia.

Resumo do conteúdo

Neste artigo você aprendeu que:
  • O descobrimento do Brasil é a chegada dos portugueses no município de Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500
  • É exatamente nessa data, 22 de abril, que comemoramos o dia do descobrimento do Brasil
  • Quando Cristóvão Colombo descobriu o continente Americano, se espalhou pela Europa que nele teria grandes quantidades de ouro, prata e pedras preciosas
  • Em muitas cartas enviadas para fora, o Brasil era descrito como “o paraíso na terra”
  • O Brasil foi a primeira colônia de exploração, onde os europeus só vinham retirar madeira, principalmente o pau Brasil, metais preciosos, entre outras coisas.

Exercícios resolvidos

(1) Qual era o contexto da Europa durante o descobrimento do Brasil?
R: O descobrimento aconteceu no momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, quando novas formas de se viver estavam se estabelecendo e parâmetros para o comércio também.
(2) O que impulsionou Portugal ao descobrimento do Brasil?
R: Portugal conseguiu se destacar entre as nações europeias por ser o primeiro Estado a se unificar, portanto foi impulsionado a investir nas Grandes Navegações.
(3) Qual era o objetivo dos portugueses quando saíram da Europa e chegaram ao Brasil?
R: O principal objetivo dos portugueses era chegar até a Índia, onde conseguiriam mais especiarias. Nesse período as coisas mais preciosas no mundo eram as especiarias e o ouro.
(4) Em qual ano o nome Brasil ficou definido?
R: Em 1527.
(5) Qual é o nome da primeira cidade onde foi o descobrimento do Brasil?
R: A primeira cidade onde os portugueses aportaram foi Porto Seguro, na Bahia.

Referências

ABREU, Capistrano. O descobrimento do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Ed; São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BUENO, Eduardo. A viagem do descobrimento: Um olhar sobre a expedição de Cabral. Rio de Janeiro. Editora Estação Brasil, 2016.

FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências. Século XIII à XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.