22 de abril é a data que comemoramos o descobrimento do Brasil, pois foi nesta data, no ano de 1500, que os europeus chegaram às terras brasileiras pela primeira vez. Antes isso eles não sabiam que o Brasil existia e depois desse dia o Brasil ficou conhecido em todo o mundo.

Foto: Reprodução
13 caravelas lideradas por Pedro Álvarez Cabral saíram de Portugal com o destino de chegar às Índias, porém, acabaram se perdendo no caminho e encontraram sem querer um território desconhecido, cheio de pessoas que andavam nuas e não sabiam falar a mesma língua que eles. Como eles estavam indo para as Índias, acabaram batizando essas pessoas de índios.
A escolha do nome do Brasil
Inicialmente, quando viram o território, os portugueses não sabiam a grande extensão que tinha, e imaginaram que se tratava de um grande monte. Como a época estava perto da Páscoa, batizaram de Monte Pascoal. No dia 26 de abril celebraram a primeira missa no Brasil.
Depois de alguns dias, as embarcações seguiram seu caminho para a Índia, e no caminho Pedro Álvarez Cabral começou a ficar em dúvida se o território descoberto se tratava e um monte ou de uma ilha, então decidiu batizar como Ilha de Vera Cruz.
Depois de algum tempo outra expedição voltou à terra descoberta, e começaram a explorar o território. Foi ai que descobriram que não se tratava de uma ilha, mas sim se um continente enorme. Então mudaram o nome para Terra de Santa Cruz.
Em 1511 foi descoberto aqui o pau-brasil, uma árvore que é utilizada para tingir tecidos de vermelho. Essa árvore foi rapidamente exportada em grande quantidade para a Europa, e por isso os portugueses resolveram mudar o nome do nosso país de Terra de Santa Cruz para finalmente Brasil.
Colonização do Brasil
Somente em 1560 que Portugal começou a ter interesse em colonizar o Brasil. Pois existiam alguns países que estavam de olho nessa nova terra cheia de riquezas, como Holanda, França e Inglaterra. Eles começaram a invadir algumas regiões não habitadas pelos portugueses e roubar nossos produtos.
Como o Brasil é muito grande, Portugal não conseguia vigiar todo o território para impedir essas invasões, e por isso resolveu colonizar a nova terra. A primeira expedição, organizada por Martin Afonso de Souza, trouxe vários portugueses para morar no Brasil.
Eles ocuparam toda a extensão do território litorâneo brasileiro, e começaram a cultivar cana-de-açúcar, que veio a se tornar o principal produto de exportação da economia brasileira na época, sendo vendida a vários países da Europa.
Capitanias Hereditárias
Também na tentativa de manter o controle sobre todo o imenso território brasileiro para não deixar que ele seja invadido por outros países, Portugal resolveu dividir em treze territórios menores, chamados de capitanias, e mandar uma pessoa para se tornar responsável de cada capitania. Essas pessoas eram chamadas de donatários, e tinham como missão colonizar, proteger e administrar a capitania.
Quando o donatário morria, era o seu filho quem tornava-se responsável pela capitania, e por isso elas eram chamadas de capitanias hereditárias, pois o poder passava de pai para filho.
Capitanias hereditárias do Brasil:
- Capitania do Maranhão
- Capitania do Ceará
- Capitania do Rio Grande
- Capitania de Itamaracá
- Capitania de Pernambuco
- Capitania da Baía de Todos os Santos
- Capitania de Ilhéus
- Capitania de Porto Seguro
- Capitania do Espírito Santo
- Capitania de São Tomé
- Capitania de São Vicente
- Capitania de Santo Amaro
- Capitania de Santana