Publicado por Robson Merieverton

Sabe aquelas palavras que tem a morfologia tão parecida que, muitas vezes, têm seus significados confundidos? Pois bem, o português está cheio delas.

Em alguns casos, a variação de apenas uma letra já muda todo o significado, já em outras, a pronúncia faz com que exista essa confusão.

Esse é o caso que acontece entre as palavras pandemia e epidemia. Embora ligadas ao mesmo tema, seus significados são diferentes e podem confundir muita gente na hora de usá-las. Por isso, vale a pena prestar atenção no significado na hora de empregar cada uma delas no texto.

Significado

Primeiro de tudo, para saber diferenciar as duas palavras, é importante que se saiba sobre o significado de cada uma delas. Sendo assim, seguem:

Descubra a diferença entre epidemia e pandemia

Foto: depositphotos

Epidemia

Quando se ouve falar de epidemia, logo vem à mente uma doença infecciosa e transmissível que ocorre num determinada região, com a possibilidade de se espalhar rapidamente entre as pessoas. Quando ela se prolifera de tal forma a se espalhar por outras regiões, tem-se um surto epidêmico.

Esse surto pode ocorrer devido a um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).

A epidemia pode alcançar diferentes níveis, esses vinculados a dimensão do local onde ela é instaurada: bairro, cidade, estado ou país.

A gripe aviária, por exemplo, é uma doença que teve início como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível ou o primeiro caso de uma doença até então desconhecida na área requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois, representam um perigo de originarem uma epidemia.

Pandemia

A pandemia é uma identificada por uma epidemia que atinge grandes proporções. Ela pode se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. Para que uma epidemia seja classificada como pandemia, a doença, além de se espalhar ou matar um grande número de pessoas, deve ser infecciosa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença à população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente esparrama facilmente e sustentavelmente entre humanos.

Entre os exemplos de doenças ou infecções que são classificadas como pandemia estão a AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo, entre outras.

Veja mais!