Ciências,Curiosidades

Descubra e entenda sobre a água destilada sem dificuldade

A água destilada é aquela que passa por um processo de destilação (a condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação), a partir de água não pura, isto é, que contém outras substâncias envolvidas.

A água que nós usamos para beber é considerada uma solução, já a água destilada, por ter passado por um processo especial, é tida como uma substância pura.

Como é o processo de destilação da água?

A destilação é um processo de separação que se baseia no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas e, para isso, é necessário um destilador.

Descubra sobre a água destilada e entenda sem dificuldade

Foto: Reprodução/ internet

Um destilador contém os seguintes  equipamentos:

O processo de destilação da água ocorre da seguinte maneira: a mistura (a água não pura, como água de um rio, por exemplo) é colocada no balão de destilação e, em seguida, o bico de bunsen é ligado para aquecer a mistura. Com o calor, a água é transformada em vapor e, com a saída superior do balão vedada, o vapor entra no interior do condensador e, dentro deste, o vapor de água sofre o processo de condensação e transforma-se novamente em água líquida. Por fim, a água líquida (e pura) se dirige ao béquer na saída do condensador. As outras substâncias que estavam presentes na mistura continuam no balão de destilação.

Para que serve a água destilada?

A água destilada não contém elementos orgânicos e o seu pH é da ordem de 7, podendo ficar um pouco mais ácida ao ser exposta ao ar, devido ao CO2 e outros gases dissolvidos na atmosfera.

Usada na preparação de medicamentos, em diversos experimentos dentro de laboratórios ou na indústria (como reagente ou solvente), a água destilada é também utilizada nas baterias dos automóveis. O líquido recolhido dos desumidificadores e o liberado pelos aparelhos de ar condicionado também pode ser considerado como destilado.