Publicado por Priscila Melo

A desertificação é um fenômeno que ocorre em um determinado solo e que faz com que ele perca suas características originais transformando-se em um solo desertificado. Mas você sabe como e por que isso ocorre?

Desertificação

Foto: Reprodução

Esta transformação não é de um dia para o outro, é algo que vai acontecendo gradativamente. O solo vai se degradando e perdendo suas propriedades, por fim ele trona-se improdutivo. Geralmente é devido às atividades humanas que isso acontece, mas a natureza também pode causar esse fenômeno.

Onde ocorre?

Este fenômeno só ocorre naquelas regiões em que o clima é muito seco, como nas regiões de clima árido, semiárido e subúmido seco, isso ocorre devido a ação do homem ou de acordo com alguns fatores naturais como as variações climáticas.

Tem ocorrido um grande aumento neste processo de desertificação nas últimas décadas. E as principais áreas atingidas por essa mudança são: o Oriente Médio, oeste da América do Sul, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, sul da África e da Ásia.

Em nosso país as áreas mais atingidas por este processo são: o Nordeste (mais especificamente na região do sertão), Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato Grosso e de Minas Gerais.

Principais causas

Entre as principais causas que são responsáveis por esse fenômeno, temos: o desmatamento, principalmente das áreas com vegetação nativa, o uso intensivo do solo, que geralmente é para a prática a agricultura ou pecuária, práticas inadequadas da agricultura (como alguns tipos de irrigação e o uso de agrotóxicos nas plantações), mineração e muitas outras.

As consequências

As consequências da desertificação são muitas e cada uma delas tem seu nível de gravidade, pois além de afetarem o meio ambiente acabam interferindo também na economia e em toda a sociedade.

Algumas das principais consequências são: a eliminação da cobertura vegetal (podendo a extinguir algumas espécies de plantas e até de animais), a diminuição da biodiversidade, a salinização e alcalinização dos solos, o aumento do processo de erosão, a redução da disponibilidade e também da qualidade nos recursos hídricos, a diminuição e até eliminação da fertilidade e produtividade dos solos, redução de terras cultiváveis, diminuição da produção agrícola e pecuária, desenvolvimento de fluxos migratórios.

As consequências na economia podem ser vistas na desvalorização das terras que sofrem esse processo de desertificação, pois por se tornarem improdutivas as pessoas não vêm utilidade para elas. Causando assim grandes prejuízos, pois as pessoas acabam desmatando outras regiões para fazer o uso das terras.

Veja mais!