Publicado por Lia Vieira

Existem vários desertos no planeta terra, e surgiram em determinadas regiões devido à pouca quantidade de chuva. Isto ocorre devido a situação climática de cada região. Quando a umidade é baixa e quase não possui vegetação, o desenvolvimento de vida se torna de difícil acesso. A região que possui essas características recebe o nome de deserto.

Para que uma região receba o nome de deserto, é preciso que ela receba menos de 250 mm (10 polegadas) de chuva por ano, além de uma forte perda de água por evaporação atmosférica. Os desertos podem se desenvolver através de mudanças climáticas da própria natureza e a partir de ações do homem. As ações do homem que podem transformar uma região são, por exemplo, o desmatamento. Podemos citar como exemplo deserto do Saara, localizado na África, que está ficando maior devido as atividades de exploração da natureza ao seu redor.

Deserto

Foto: Reprodução

Características do deserto

O solo do deserto é pouco fértil e é formado principalmente por areia e rochas. Durante o dia a temperatura costuma ser muito quente e durante a noite muito fria. Isso ocorre devido à baixa umidade, como o ar do deserto é muito seco, toda energia térmica se perde com a chegada da noite, o solo (areia) não absorve muito bem o calor, resfriando rapidamente ao pôr do sol, desta forma, sem reserva de calor, as temperaturas podem variar de 45 graus para congelantes 10 graus negativos.

Fauna e flora do deserto

São poucas as espécies que consegue viver no deserto. A fauna deste ambiente é composta por repteis, roedores e insetos. Suas narinas, olhos e orelhas são adaptadas para sobreviver ao clima. Como exemplos de animais que vivem nesse ambiente, podemos citar: adax, víbora chifruda, jerboa, crocodilo do Nilo, lagarto do deserto, escorpião do deserto e feneco.

As plantas que habitam áreas dentro do deserto se adaptaram ao ambiente seco e quente, utilizando de mecanismos físicos e comportamentais. As chamadas plantas xerófitas, com maior armazenamento de água e poucas folhas, como, por exemplo: cactos barril, arbustos de cresoto, saguaro, cactos pipe e a árvore elefante.

Deserto traiçoeiro

Um caso de deserto traiçoeiro é o deserto do Kalahari, localizado no sul da África. Isso pelo fato de que, durante um período de aproximadamente 3 meses, chove e a vegetação aparece, confundindo animais e pessoas que podem achar que lá é um ótimo lugar para viver, no entanto após este período a seca retorna ganhando aspecto típico de um deserto.

Desertos mais populares do planeta

  • África – Saara e Kalahari
  • Chile – Atacama
  • Angola – Namibe
  • Índia – Thar
  • Estados Unidos – Arizona
  • Ásia – Gobi
  • Egito – Sinai

Veja mais!