Publicado por Natália Petrin

Também chamado de desflorestamento, o desmatamento nada mais é do que a destruição das florestas por meio do corte, sem replantio, para comercialização ou para formação de vilas e expansão industrial e habitacional.

Desmatamento

Foto: Reprodução

Quando começou?

Por incrível que pareça, este é um problema que vem de tempos atrás, desde a chegada dos portugueses no descobrimento do Brasil, no ano de 1500. Os portugueses interessaram-se na venda de pau-brasil na Europa e, com isso, iniciaram a exploração das árvores da Mata Atlântica. As toras eram carregadas pelos índios para as caravelas que levavam tudo para vender na Europa. A madeira era usada na produção de móveis e instrumentos musicais, e sua seiva para tingir tecidos devido à sua coloração avermelhada.

O desmatamento, desde então, passou a ser um problema contínuo. Tendo desmatado a Mata Atlântica, também começou a sofrer os prejuízos da derrubada ilegal a conhecida Floresta Amazônica. O mogno e outras madeiras de lei eram a atração de empresas madeireiras que instalaram-se na região para explorar ilegalmente.

Na Mata Atlântica, no entanto, somente 9% da mata sobrevive a cobertura original que os portugueses encontraram quando aqui chegaram. Muitas espécies não só de animais, como também de plantas, foram extintos graças à isso.

Causas

O desmatamento acontece não apenas devido às madeireiras, mas também graças ao crescimento desenfreado das cidades. O grande crescimento populacional, assim como o aumento das indústrias, exigem grandes áreas e para isso áreas verdes são derrubadas. Da mesma forma acontece com as rodovias que ligam todos os cantos do Brasil.

Além disso, acontecem queimadas e incêndios florestais que, nem sempre, acontecem sem querer. Alguns fazendeiros provocam incêndios para poder usar a localidade onde a mata é protegida por lei, ampliando suas áreas de criação de gado ou cultivo. Além disso, por incrível que pareça, bombeiros afirmam que muitos dos incêndios em matas acontecem devido ao ato irresponsável de alguns motoristas que jogam a pontinha do cigarro ainda acesa pelo carro, originando a queimada.

Consequências

Segundo um relatório que foi divulgado pela ONG WWF, que dedica-se aos cuidados com o meio ambiente, em 2000, o desmatamento na Amazônia já atingia 13% de toda a cobertura original. No ano de 2012 foi divulgada uma pesquisa na revista Science que deveria servir como um forte alerta: até 2050, aproximadamente 80% das espécies de animais que vivem em áreas que sofrem desmatamento poderão estar extintos. Além disso, as matas são essenciais para que haja um equilíbrio ecológico no mundo, inclusive o equilíbrio climático.

Veja mais!