Publicado por Débora Silva

Se você pesquisar quando é o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, possivelmente ouvirá duas respostas diferentes: 20 de janeiro e 1º de março. A fundação da cidade fluminense realmente já foi celebrada em 20 de janeiro, mas, por razões históricas e políticas, o dia 1º de março passou a ser considerada a data oficial do aniversário da capital do estado homônimo.

História da fundação do Rio de Janeiro

Em 1555, os franceses invadiram o Rio de Janeiro, com o objetivo de fundar uma colônia. Em 1564, os portugueses resolveram organizar uma expedição para expulsá-los e fundar uma cidade fortificada.

Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, chegou em terras cariocas no dia 28 de fevereiro. O desembarque de alguns navios e soldados ocorreu na praia entre o morro de Cara de Cão e o Pão de Açúcar. No dia seguinte, 1º de março de 1565, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi oficialmente fundada, homenageando o rei menino de Portugal e o santo de mesmo nome para padroeiro.

Dia 1 de março: Aniversário do Rio de Janeiro

Foto: depositphotos

No dia 1º de março, a prefeitura do Rio de Janeiro promove uma série de atividades para o público como forma de comemorar o aniversário da cidade. Durante o feriado municipal na capital, são realizados show ao vivo, exposições e outras atividades culturais.

Dia 20 de janeiro: Dia de São Sebastião

Como já foi dito, muitos ficam indecisos sobre a data de aniversário do Rio de Janeiro: seria dia 1º de março ou dia 20 de janeiro? A data de fundação da cidade é realmente em 1º de março, mas celebra-se o aniversário do padroeiro São Sebastião em 20 de janeiro.

Até 1956, a fundação da cidade do Rio de Janeiro também era celebrada em 20 de janeiro, aniversário do padroeiro São Sebastião e feriado popular na cidade. Posteriormente, a outra data passou a ser considerada a oficial, por motivos históricos e políticos. O dia 1º de março faz referência ao momento em que Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara; em 1565, o dia em janeiro lembra a Batalha de Uruçumirim.

Atualmente, o dia 20 de janeiro oficialmente é só de São Sebastião, padroeiro do Rio e de outras cidades brasileiras.

Veja mais!