Publicado por Nicoli Tomazella

Dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore. Esse dia ficou conhecido assim por razão da primavera, a estação das flores, época em que as cidades ficam mais alegres devido às lindas cores das flores. É comum nessa época vermos árvores totalmente cheias de flores, como os Ipês e suas mais variadas cores.

Dia da árvore

Foto: Reprodução

Os benefícios das árvores

As árvores são importantes para nossa vida, elas fornecem o ar que respiramos além de nos dar alimentos, como frutas e remédios que são extraídos de algumas delas. Também nos fornece sombra e madeira para construção de casas, móveis e celulose para a fabricação de papel.

O desmatamento

Hoje em dia os homens não têm tanto cuidado com as árvores, como costumavam ter antigamente. Por qualquer razão derrubam várias árvores, sem lembrar-se dos cuidados que devemos ter com elas.

A cada árvore derrubada outra é plantada em seu lugar, assim deveria ser, porém ultimamente não é bem isso que vem acontecendo, e podemos ver grandes áreas de devastação, principalmente aqui no Brasil.

Os problemas do desmatamento

Os homens estão cada vez mais interessados em aumentar seus recursos financeiros, que tiram as árvores de forma ilegal das florestas, e sem autorização do governo, vendem de forma clandestina, o que é totalmente errado.

As queimadas também são outro problema sério para a natureza, é realizado para fazer a limpeza de grandes áreas, e ao invés de limpar a área usando outros recursos, o homem usa fogo, que causa prejuízos ao meio ambiente, e também a ele próprio, pois está contaminando cada vez mais o ar que ele próprio respira.

O desfalque em nossa fauna e em nossa flora

Isso leva a perda de animais e recursos naturais, destruição dos solos, diminuição das chuvas e entre outras consequências. Já existem várias espécies em extinção devido a isso, pois os animais perdem seu habitat e não encontram novos lugares que lhe fazem bem como o natural. Além dos animais várias espécies de árvores estão em extinção como: o pau-brasil e o pinheiro, o mogno e o jacarandá também.

A conscientização

O homem precisa estar ciente dos erros que está cometendo. Por isso, é preciso que cada um se conscientize e ajude a combater o desmatamento. Por todo o país existem instituições que realizam campanhas de conscientização do desmatamento. Corra atrás e faça sua parte, ajude o nosso planeta. Respeitar uma árvore é, além de tudo, garantir nossa existência, já que é ela que nos dá tantas coisas úteis e importantes, como o ar que respiramos.

Então ajude você também e plante uma árvore.

Veja mais!