Publicado por Anna de Cássia

O Dia da Aviação é comemorado todos os anos no dia 23 de outubro. Mas o que você sabe sobre esta data? Sabe qual é a importância dela? Como surgiu e por quê? Descubra tudo isso!

Dia da Aviação

Foto: Reprodução

Como surgiu o Dia da Aviação?

O dia da aviação foi uma data comemorativa instituída pelo governo do Brasil para homenagear Alberto Santos Dumont. Lembra quem foi Santos Dumont? Ele foi o inventor do primeiro avião que conseguiu voar de verdade, o 14-Bis, que conseguiu em seu voo oficial atingir uma altura de 25 metros!

Este voo oficial aconteceu na cidade de Paris – França, no dia 23 de outubro de 1906, e por causa disso que a data 23 de outubro foi escolhida como Dia da Aviação para que todos se lembrem deste dia tão importante para a história da humanidade.

Por que é importante comemorar o dia da aviação?

Comemorar o Dia da Aviação é muito importante, principalmente para nós brasileiros, pois temos que honrar a criação de Dumont! O avião é um meio de transporte tão importante, no mundo inteiro, e por isso nós temos que ter orgulho dele ter sido inventado por um brasileiro, e passar esse orgulho pelas gerações, para que todos sempre se lembrem da importância de Dumont para a humanidade.

Um pouco mais sobre Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, em uma cidade que na época se chamava Palmira mas hoje é conhecida como Santos Dumont. Desde cedo ele era interessado em automóveis e aviação. Ele foi, inclusive, responsável por trazer o primeiro automóvel do Brasil, que circulou na cidade de São Paulo.

Mas o maior interesse de Dumont era voar! Juntamente com o seu pai Henrique Dumont, que era engenheiro, ele começou a projetar e criar modelos de balões dirigíveis com motor à gasolina. O primeiro balão dele voou em Paris e se chamava Brésil (que significa Brasil em Francês.

Com muitos estudos e testes, Dumont foi desenvolvendo um modelo de avião, que passou por muitas falhas e mudanças até ele conseguir chegar ao 14-Bis, o avião que finalmente conseguiria voar!

Hoje, muitos anos depois, o modelo do avião construído por Santos Dumont sofreu muitas melhorias e alterações, juntamente com a tecnologia, se transformando no avião moderno que nós conhecemos hoje, que nos ajuda a viajar mais rápido e com mais segurança para qualquer lugar do mundo.

Veja mais!