Publicado por Priscila Melo

Para se comemorar o dia da bandeira é interessante saber como surgiu este objeto que se torna motivo de paixão e orgulho. Ela foi inventada na idade média, devido as guerras que aconteciam naquela época. Servia para distinguir de qual exército pertencia determinado soldado.

Dia da bandeira

Foto: Reprodução

Com o tempo elas foram ganhando formatos e cores diferentes, com uma simbologia única de acordo com cada exército, região ou reinado (que também podemos chamar de organizações). Então o que se observa é que uma bandeira tem o objetivo de representar em um único objeto, o valor e importância de uma organização, seja ela um clube de futebol, uma empresa privada, um país, uma escola, uma cidade ou estado, também servem para representar instituições religiosas, governamentais de um modo geral, como também ONG’s (Organizações Não Governamentais), e outros.

A simbologia

Comemorado no dia 19 de novembro, o dia da bandeira do Brasil, traz à população uma simbologia do dia da proclamação do país, ocorrido no dia 15 de novembro de 1889. Traz também o orgulho pela pátria, o amor e alegria de ser brasileiro de uma forma mais intensa.

Antes da bandeira brasileira, a que prevalecia era a bandeira imperial, onde ao invés do círculo azul com as estrela, existia o logo do império português. Essa troca pela bandeira republicana demonstrava todas as mudanças políticas que o país estava sofrendo naquele momento, a troca dos governadores e a forma de governar. Junto a bandeira Republicana veio o sentimento de patriotismo, de nacionalidade, a constituição de uma identidade, de uma cara, de uma nação.

A bandeira do Brasil

Para ser considerada uma bandeira de fato, ela deve seguir algumas regras em questão de tamanhos e formas. A atual bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, composto por um losango amarelo, e dentro do retângulo há um círculo na cor azul com uma faixa branca com os dizeres Ordem e Progresso em verde e 27 estrelas brancas representando os 26 estados e o distrito federal. As cores escolhidas para a bandeira veio por causa das famílias imperiais da época. Com o passar do tempo a população foi implementando significados as cores composta na bandeira. Sendo esses os seguintes significados:

  • Verde – Representando as matas brasileiras
  • Amarelo – Representando as riquezas
  • Azul – Representando o céu
  • Branco – Representando a paz existente no país.

Você sabia?

A bandeira, por ser tão importante, não pode ser hasteada durante a noite (a não ser que esteja muito bem iluminada), deve ser exposta durante o dia e recolhida no final da tarde. Em dias de luto e comemorações nacionais é obrigatório que todos os órgãos públicos façam o seu hasteamento. Nos edifícios da esfera federal deve ser hasteada todos os dias, como também em situações que existam algum evento internacional.

Veja mais!