Publicado por Anna de Cássia

Você sabia que no calendário existe um dia inteiro do ano que é reservado para comemorar o dia da família? Pois é, pouca gente sabe disso, pois diferente do dia das mães ou dia dos pais, o dia da família é pouco divulgado pela mídia, e por isso a maioria das pessoas acaba esquecendo dele.

Dia da família

Foto: Reprodução

Quando é o dia da família?

A família é um núcleo social importantíssimo na vida de todas as pessoas, pois é lá que a criança estabelece os seus primeiros contatos sociais, contatos esses que serão importantíssimos para o seu desenvolvimento.

Visando isso, o Governo Federal achou que era importante existir uma data para que esta micro instituição social seja lembrada e celebrada, e por isso determinou que o dia 08 de dezembro seria o dia da família.

Famílias modernas

Antigamente as famílias seguiam um modelo de pai, mãe e filhos, todos vivendo juntos em casa, felizes. Hoje em dia as coisas são diferentes. É comum encontrarmos famílias com pais divorciados, mães solteiras, dois pais, duas mães, avós que cuidam dos netos como se fossem filhos…

Existe uma grande variedade de modelos familiares pelo mundo hoje em dia, e só porque uma família não segue o modelo tradicional da família, não quer dizer que ela seja pior ou melhor que outra família.

Todos os tipos de família são igualmente importantes na vida e desenvolvimento da criança, e as diferenças devem ser respeitadas. O importante é que a família tenha amor, carinho, atenção, laços de afetividade, proteção, disciplina…

Crianças que não têm família

Existem muitas crianças por ai que infelizmente não têm família. Algumas vivem em instituições de acolhimento, como orfanatos, outras vivem nas ruas e ganham a vida pedindo esmola nos sinais, ou às vezes até roubando, se prostituindo ou vendendo droga.

Quando acontece de uma criança não ter família, podem existir vários motivos envolvidos. É muito comum que algumas famílias maltratem as crianças, batam nelas e as façam trabalhar muito. Algumas não aguentam e fogem, e outras são tiradas de suas casas pela justiça e levadas para instituições.

Também é bastante comum que as crianças sejam abandonadas por suas famílias, simplesmente deixadas nas ruas, ou nos hospitais, orfanatos… A vida para essas crianças é muito complicada, difícil, e o maior sonho da vida delas é possuir uma família. Por isso você precisa se sentir muito grato pela sua família todos os dias.

Veja mais!