Publicado por Débora Silva

Comunicar é uma ação que nós praticamos todos os dias em nossas vidas, não é mesmo? A cada dia estamos trocando conhecimentos, informações, sentimentos e ideias através de diversos meios como a conversa feita pessoalmente, a internet, o telefone fixo, o celular, bilhetes, cartas, livros, televisão, cinema, entre outros.  Uma das grandes contribuições para o avanço da comunicação foi o telefone, aparelho patenteado por Alexander Graham Bell.

Dia das comunicações

Foto: Reprodução

Elementos essenciais da comunicação

Para que a comunicação ocorra com sucesso, é necessário que existam três elementos essenciais em interação. Esses elementos são os seguintes:

  • Emissor: o emissor é quem emite (envia) a mensagem, ou seja, é a pessoa que fala;
  • Receptor: é a pessoa que recebe (que lê, que ouve) a mensagem;
  • Mensagem: é o conteúdo do que está sendo comunicado, aquilo que se quer falar.

Durante uma conversa, existe uma troca de papeis: em determinado momento, nós somos a pessoa que fala, quem emite a mensagem; no outro, só ouvimos, recebemos a mensagem.

Os meios de comunicação

Os avanços da tecnologia facilitaram muito a troca de informações, pois hoje temos meios de nos comunicar de maneira fácil e rápida, inclusive com pessoas que estão do outro lado do mundo. Hoje, nós contamos com a internet e seus vários programas de comunicação instantânea, o bip, celular, entre outros.

Além disso, o cinema, a televisão, os panfletos, os outdoors que vemos pelas ruas também são meios de comunicação. As libras (comunicação feita através de sinais com as mãos) e o braile (leitura feita a partir da identificação de códigos em alto relevo, por meio das mãos) também são formas de comunicação.

Dia de celebrar a comunicação

A comunicação é essencial em nossas vidas e isto nós percebemos facilmente. Mas, você sabia que existe um dia especial para celebrar esta ação de trocar informações?

No Brasil, o Governo Federal instituiu o 05 de maio como o dia nacional das comunicações, em homenagem ao nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do país.

Nascido em 05 de maio de 1865, o marechal e defensor dos povos indígenas foi responsável pela criação de importantes linhas telegráficas, que integravam as regiões Centro-Oeste e Norte ao Sudeste do nosso país.

Veja mais!